domingo, 9 de setembro de 2018

Maratona (MIA)


E planeta Sinclair conseguiu, com a ajuda de um dos seus autores, desenterrar do baú dos MIA's mais uma "bomba". Desta vez foi Maratona, programa criado por Paulo Ferreira e Jorge Simão, tendo o programa inclusive entrado no circuito comercial (pelo menos na região de Almada), segundo aquilo que o seu autor nos relatou. Acabou por ser um processo até mais simples do que se esperava, uma vez que a cassete que nos foi entregue para recuperação tinha a gravação em muito bom estado.

Em Maratona assumimos a pele de um corredor, com cinco nomes à escolha, sendo um deles o do mais famoso maratonista português, Carlos Lopes.
Depois de seleccionarmos o nosso atleta, teremos que escolher as suas características base e métodos de treino, um pouco à semelhança do que acontecia em Barry McGuigan World Championship Boxing, jogo que parece inspirar Maratona, pelo menos nesta vertente estratégica.

Segue-se a corrida propriamente dita, e nesta fase temos que fazer uso das teclas direccionais, à boa maneira de Daley Thompson's Decathlon, Hyper Sports e outros jogos do género. Infelizmente parece que não somos grande coisa como atleta de fundo, já que nunca conseguimos terminar a prova. Invariavelmente acabamos deitados no chão, com os bofes de fora e a bolsar feitos loucos...

Talvez não tenhamos ainda percebido bem o conceito do jogo, ou talvez seja apenas aselhice nossa, mas o facto é que não nascemos para a corrida. De qualquer forma fica aqui o repto ao programador: que tal criar-se agora as instruções para o jogo? Da nossa parte poderemos arranjar uma capa a condizer, e quem sabe não possa até ser feito um lançamento condigno como "cover tape" das revistas actuais existentes para o Spectrum? Fica o repto...

Não obstante, quem quiser vir descarregar o jogo, basta aqui vir.

Sem comentários:

Enviar um comentário