sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Robots Rumble


Nome: Robots Rumble
Editora: NA
Autor: Miguetelo
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Depois de no início do ano Miguetelo ter lançado um jogo muito simples, mas extremamente cativante, Parachute, volta agora à carga com um jogo tão simples quanto esse, mas ainda melhor. Robots Rumble é o seu nome e já irão ver porque ficámos nele viciados.

Em Robots Rumble assumimos o papel de um robô (era óbvio) com quarenta e cinco anos, Slade, e adoramos o nosso trabalho: destruir robôs defeituosos ou partidos em planetas distantes, lançando-os para a lava ardente. Assim, ao longo de diferentes planetas, cada qual com as suas próprias características, temos que ir guiando os robôs avariados através das diferentes plataformas, ultrapassando as muitas armadilhas lá colocadas. E isso com recurso a dois ímanes, um do lado esquerdo, outro do lado direito.


Parece tarefa fácil, não é? Enganam-se, pois há muitos obstáculos pelo meio, alguns deles móveis. Assim, as pedras verdes são constituídas por criptonita, e se lhes tocamos o robô explode, poluindo todo o planeta. Por outro lado, estes têm sentinelas que terão que ser evitadas, senão o resultado é o mesmo: uma vida perdida.

Como se não fosse pouco, os ímanes têm uma carga limitada e têm que ser recarregados periodicamente através das baterias que se encontram distribuídas pelos planetas. Claro que se estes ficarem sem carga, voltamos ao início, agora com menos uma vida.

O mais cativante deste jogo, que parece muito simples mas esconde uma complexidade que apenas jogando se descobre, tem a ver com as próprias leis da física. Experimentem assim a deixar os ímanes no mesmo paralelo e vejam o que acontece. Mas o pior é quando estamos a movimentar o robô, tudo parece correr bem e de repente descobrimos da pior maneira que o imane do lado contrário tinha sido esquecido no pior ponto possível.


E Robots Rumble, apesar de ter sido criado com o motor Arcade Games Designer, com as bem conhecidas limitações em termos de memória e por isso não permitindo um grande número de cenários, tem mais, muito mais. Tem plataformas móveis, vidros que necessitam de ser quebrados, elevadores, mas acima de tudo tem aquele toque de vamos lá jogar mais uma vez, que nos faz sempre a ele voltar.

Gráficos e música agradáveis também ajudam à festa, fazendo com que este seja um jogo que vai agradar a Gregos e Troianos. Assim, se não tinham nada agendado este fim-de-semana, venham aqui descarregar Robots Rumble, que irão dar o tempo por bem empregue.

Sem comentários:

Enviar um comentário