domingo, 23 de setembro de 2018

Pooper Scooper


Nome: Pooper Scooper
Editora: The Death Squad
Autor: Sludge
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Os The Death Squad estão de volta aos lançamentos para o Spectrum, e desta vez com um jogo de caca. E é literalmente de caca, pois o objectivo é apanhar os dejectos que os canitos vão deixando pelo parque. Depois de andar pelos esgotos em Sewer Rage, e comandarmos poias na saga Thunderturds, este novo título é bastante apropriado e uma sequência lógica.

Quem já conhece os jogos desta editora sabe precisamente o que aqui vai encontrar. E confessamos que ficámos um pouco apreensivos quando vimos este novo título e cenários a fazerem lembrar todos os outros dos The Death Squad. E numa primeira abordagem os nossos receios confirmaram-se, isto é, um tema demasiado superficial e infantil, cenários todos muito parecidos, e um sistema de controlo demasiado sensível e a provocar alguma frustração. Vão efectivamente encontrar tudo isto em Pooper Scooper, desde logo deixando muita gente de fora e sem vontade de avançar no jogo.


A variedade da acção continua também a ser muito repetitiva, com poucas diferenças entre os níveis. Claro que o nível de dificuldade vai aumentando, mas isso porque o número de inimigos e obstáculos, assim como de dejectos e ervas daninhas a limpar vai também aumentando. No entanto, Pooper Scooper introduz uma variante nova que traz algum "sal" ao jogo e que vai recompensar aqueles que insistirem.

Assim, são quatro as personagens que podemos controlar. Além de Scott, representado pela sua cara e que tem a capacidade de socar alguns obstáculos, tirando-os do caminho, temos Willy the Wasp, Mark Barton Dung e Chav Doley, cada um deles com características e capacidades diferentes que terão que descobrir ao longo do jogo (é parte do divertimento). Para assumirem cada uma das personagens, basta tocar-lhe. E se querem ir avançando de nível, é necessário trabalhar-se como equipa, assumindo os vários papéis ao longo das situações com que se vão deparando.


Para completarem os níveis terão que conseguir limpar todas as poias, ao mesmo tempo evitando ser apanhados pelos bicharocos semelhantes a pássaros que vão voando pelos cenários. Um pouco como o jogo do gato e do rato, e que ao final de algum tempo, mesmo com as variantes introduzidas, acaba por cansar, diminuindo a longevidade do jogo.

Os gráficos e sprites são bastante razoáveis, assim como a música, apropriados a um público mais juvenil (ou mesmo infantil), que no fundo é o principal alvo de Pooper Scooper. Estes vão gostar de aventurar-se por aqui, podendo ser até uma óptima introdução de um novo público a esta plataforma. Para os restantes, vale a pena dar uma espreitadela, sabendo que não será um título que lhes vai manter ocupados durante muito tempo.

Pooper Scooper é gratuito e pode aqui ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário