segunda-feira, 3 de junho de 2019

Operation: Labyrinth Fall


Nome: Operation: Labyrinth Fall
Editora: NA
Autor: Ross Adkin
Ano de lançamento: 2019
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Ross Adkin, depois da brincadeira com Advanced Lawnmower Simulator Vs Zombies, lança um novo jogo, desta feita com um tema muito actual e para o qual as pessoas estão (finalmente) a despertar. Já não era sem tempo, ainda há esperança para o nosso planeta...

Estamos assim em 2199 e a população já excedeu largamente todos os limites e recursos do planeta, estando o futuro da raça humana em risco. Foi então formado um grupo com o objectivo de encontrar planetas que possam albergar vida. Foi encontrado um bastante promissor, "GJ1214b", mais conhecido por "Waterworld" ou simplesmente "Terra 2". Entretanto o avanço da tecnologia permitiu produzir uma fonte energética sustentável, mas cara, sendo fundamental para que se consiga estabelecer a primeira base humana. A operação Labirinto é a primeira missão tripulada a este novo planeta, levando consigo 50 módulos de energia e instruções para a montagem da base. No entanto, poucos meses antes de chegar a "Terra 2", aconteceu um imprevisto na nave, e esta foi obrigada a aterrar no planeta "Kepler-413b", os danos foram significativos, as comunicações perdidas, dando a entender que a tripulação não sobreviveu ao acidente.

Além da perda de vidas, o impacto económico foi brutal, pois os custos de produção dos módulos de energia são altíssimos. A esperança é que estando estes módulos muito bem acondicionados, tenham escapado sem danos de monta à colisão da nave com "Kepler-413b". Para isso foi criado um grupo de resgate, comandados por adivinhem quem? Exactamente, por nós. Mas a missão não vais ser fácil, pois não se sabe o que aconteceu à tripulação envolvida no acidente e desconhece-se os perigos deste planeta aparentemente hostil.


Está dado o mote para um típico jogo criado através do Arcade Game Designer. Serão cerca de 30 ecrãs recheados de inimigos e obstáculos para ultrapassar, em cenários não muito inspirados, infelizmente. No entanto, surpreendentemente, Operation: Labyrinth Fall consegue manter o interesse e convida o jogador a perseverar, tentando descobrir o que se encontra nas restantes salas.

O objectivo é claro, encontrar os 50 módulos de energia e levá-los para o cais de embarque, no entanto isso requer alguns truques. À medida que vamos avançando nos cenários, rapidamente nos apercebemos que alguns dos módulos estão em locais inalcançáveis. É óbvio que nos falta alguma coisa (ou coisas) para chegar até eles. Por outro lado, algumas passagens estão fechadas, pelo que é necessário encontrar as chaves que as desbloqueiam.

Só depois de entrarmos em novos mundos (ou salas, se preferirem) é que vamos encontrar os dois objectos fundamentais para chegar aos módulos que caíram em posições menos vantajosas: uma broca, que permite furar paredes ou chão (rapidamente se descobre as partes que podem ser perfuradas), e um jetpack, que permite obviamente voar.


E esta variedade na acção, a par da música (já lá vamos), é precisamente aquilo que nos encantou no jogo. Ao invés de termos apenas um típico jogo de plataformas, ainda mais criado com o AGD (ao final de algum tempo começam a parecer todos iguais), Ross Adkin encontrou uma forma de aumentar a atractividade do jogo. Sendo a jogabilidade realmente boa, quem se atrever a experimentar este Operation: Labyrinth Fall, tentará seguramente ir até ao fim, seja aos saltos, a voar, ou a perfurar paredes.

E o melhor para o fim: a música. São diferentes melodias que nos acompanham ao longo do jogo, verdadeiras pérolas da synth pop, como é o caso de Jean Michel Jarre, e que dão um ambiente muito apropriado à temática e aos cenários. Realmente é uma pena que o programador não se tenha associado a um artista gráfico, pois conseguiria fazer com que Operation: Labyrinth Fall se tornasse uma referência nos jogos criados através do AGD. De qualquer forma, não se perde nada em embarcar nessa aventura, é diversão garantida para pelo menos umas horitas...

2 comentários:

  1. Anónimo8/6/19 16:26

    Byevoltor

    https://www.dropbox.com/s/ejwx1myxf065ddc/Operation%20Labyrinth%20Fall%20v1.zip?dl=0

    liberou a rom em .tap free.

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Muchas gracias. As soon as I return to Portugal will update the links

    ResponderEliminar