quinta-feira, 13 de junho de 2019

Tutorial para preservação de .tzx

Como converter uma cassete para Tzx

Apesar de estarem disponíveis perto de trinta mil programas e jogos para o Spectrum e seus clones, se não para descarregar, pelo menos para jogar, ainda muitos permanecem perdidos em combate (no original Missing in Action, ou MIA). Nesta categoria encontram-se muitos programas lançados pela Astor, mítica editora portuguesa, ou a Timex Portugal, que relançou vários títulos de outras editoras, devidamente traduzidos para a nossa língua.

Aos poucos temos vindo a encontra velhas cassetes com estes jogos e a proceder a um meticuloso trabalho de preservação dos programas. Isso implica convertê-los para o formato .tzx, para que se possa então voltar a gravar para uma cassete e utilizar tal e qual como o original.

Não é um trabalho fácil, mas vamos descrever aqui todos os passos que deverão ser dados para que também o leitor, ai em casa, possa preservar os seus programas e torna-los do domínio público. Para isso necessitará de três diferentes programas, todos open source ou freeware:
  • Um copiador (The Key ou Pirata, p.e.)
  • Um programa de gravação e edição de ficheiros áudio (Audacity, pe)
  • Um conversor de Wav em tzx (Wav2tzx, pe)
Como criar um ficheiro Wav:

1. O primeiro passo será criar um ficheiro áudio do programa. Para isso ligam o leitor de cassetes ao vosso PC. Podem utilizar a ficha que usam normalmente no vosso Spectrum, ligando a porta Ear do leitor de cassetes, à porta mic do PC. Abrem o programa Audacity e seleccionam as seguintes configurações, por forma a melhorar a captura do som:
  • MME
  • Microfone (dispositivo de áudio)
  • 1 canal de gravação
  • Altifalantes (dispositivo de áudio)
  • 44100 (Hz)
  • Volume de gravação: preferencialmente entre 0,60 e 0,65, mas varia conforme a qualidade de som da cassete que vão converter

Nota: podem aumentar a foto de cima, para melhor resolução:

2. Depois de devidamente configurado (audacity), ajustar o volume de saída do vosso leitor de cassetes, por forma a que o som não fique distorcido ou com demasiados graves, no fundo afinar o azimute como normalmente fazem para que os jogos carreguem sem problemas. Vai depender do leitor de cada um e da própria cassete gravada, mas a tendência será para se utilizar um volume intermédio. Este é um processo de tentativa e erro e que só com a experiência terão sensibilidade para de “ouvido”, acertarem com o volume correcto à primeira.

3. Colocar o leitor de cassetes no play e o Audacity no rec (botão vermelho). Quando terminarem a leitura do programa, param também a gravação.

4. No menu “ficheiro”, seleccionar “exportar áudio”, e no menu “guardar com o tipo”, seleccionar “Wav Microsoft signed 16-bit PCM”

5. Neste momento passaram o programa da vossa cassete para um ficheiro áudio.

Para converter o ficheiro áudio em tzx:

1. Abrir o Wav2tzx com a linha de comandos (depende do sistema operativo que possuem, mas está dentro do menu “Sistema Windows”)

2. Posicionarem-se no directório onde gravaram o ficheiro áudio (não esquecer que “cd /” coloca-vos na raiz e “cd [nome]” leva-vos para o directório pretendido)

3. Utilizar um das seguintes funções, conforme o som esteja mais ou menos distorcido: wav2tzx –filter [nome].wav ou wav2tzx [nome].wav (ver imagem)


4. A conversão será automática e quando é bem-sucedida, conseguem visualizar o nome do programa na linha de comandos. Poderão então abrir o ficheiro criado com um emulador ou gravar o ficheiro para uma cassete.

No entanto, quando a qualidade da gravação da cassete for insuficiente e não conseguirem passar o ficheiro para o vosso PC através do Audacity, aconselhamos a primeiro copiar directamente através do Spectrum o programa para uma nova cassete (com um copiador), permitindo melhorar substancialmente a qualidade de gravação, aumentando assim as hipóteses da conversão para wav ser bem-sucedida.

3 comentários:

  1. Melhores que alguns programas EXE para Windows são estes programas em Python: https://pypi.org/project/tzxtools/
    Comigo, onde os EXE falharam, os programas em Python funcionaram bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo o link quando regressar :)

      Eliminar
    2. Tem ali umas ferramentas muito interessantes, sim. Em tempos o Filipe também já tinha publicitado algumas: https://planetasinclair.blogspot.com/2017/12/criador-do-zx-modules-retira-se-da-cena.html

      Eliminar