segunda-feira, 10 de junho de 2019

O mistério por trás de US Gold Strip Poker


Qual o mistério que está por trás deste US Gold Strip Poker? Oficialmente o jogo apareceu em vários formatos, e chegou a aparecer para o Spectrum em 1984 numa versão na língua alemã criada por Andreas Niemann. E pelos vistos uma segunda versão, esta não oficial (ver imagem acima), esteve também à venda em Portugal, pois o próprio suplemento Som & Imagem do DN falou sobre o jogo (imagem ao lado), assim como o Pokes & Dicas do jornal A Capital. A versão que possuo estava numa cassete pirata gravada em 1987, obtida de um amigo, mas estava longe de imaginar que o jogo "não existia", pelo menos de forma oficial.

Analisando o ecrã de carregamento, verifica-se que estamos perante uma versão não oficial da responsabilidade de um MALF, que pegou na versão Atari para fazer a adaptação. Mas a versão que aqui temos foi posteriormente pirateada por um português, pois até apresenta um primeiro ecrã na nossa língua com as teclas a serem utilizadas.

De resto estamos perante um normalíssimo jogo de poker, fazendo lembrar Samantha Fox Strip Poker, embora não tenhamos aqui o atractivo de uma pop star. No entanto existem duas miúdas para despir, correspondendo a dois níveis de dificuldade, a Melissa mais para amadores, a Suzi para os profissionais do bluff.

Quem quiser descarregar o jogo, pode aqui fazê-lo, estando agora disponível digitalmente.

5 comentários:

  1. MALF é português. Rei da cassete pirata, farto que lhe pedissem o Strip Poker da US Gold, jogo mítico que não existia, pegou - já não se lembra como - numa versão não oficial alemã, traduziu-a para inglês, criou o loading screen com a marca US Gold, e voilà. MALF colocou uma mensagem cifrada no programa de carregamento em Basic. A mensagem está em português e dava um prémio a quem a decifrasse. Infelizmente, apesar de usar o método de cifra mais simples, não consta que alguém tivesse ido à Rádio Comercial pedir o prémio (spoiler!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia por completo isto. Posso colocar a mensagem por decifrar, claro. Mas qual é que é?

      Eliminar
    2. Eu decifrei-a. É um simples ROT-n e está salvo erro numa linha REM do loader Basic. Só era preciso saber na altura como aceder ao Basic, porque o Break estava protegido por Poke. O texto dizia algo como Parabéns ganhou um prémio da Rádio Comercial e dava o número de telefone. Eu envergonhado nunca liguei mas até hoje não sei se me arrependo de não o ter feito. Mas também acho que desconfiei logo de ter uma rádio associada a um jogo de strip.

      Eliminar
    3. Com as ferramentas modernas, mesmo quem não percebe de programação (como é o meu caso), conseguiria ver. Mas não me recordo da Rádio Comercial alguma vez ter feito este concurso, embora também não fosse rádio que ouvisse muito (tirando o Som da Frente, mas isso era já fora de horas)... :)

      Eliminar
  2. É possível pôr aqui essa mensagem para decifrar?

    ResponderEliminar