quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Lafix II


Nome: Lafix II
Editora: NA
Autor: Simon Ferré
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Lafix II foi um dos poucos jogos de 2019 que ainda não tínhamos analisado, pelo que colmatámos agora esta lacuna, apresentando uma review mais detalhada.

O jogo é uma conversão directa para o ZX Spectrum daquele que foi criado para o sistema operacional Symbian (usado no telefone Nokia N8). Foi programado inteiramente em Basic, com apenas uma pequena rotina de código de máquina para activar as passwords, e isso nota-se claramente na velocidade (aconselha-se, caso estejam a jogar num emulador, a colocar a velocidade de processamento nos 14 Mhz). Mas o incrível é que o programador conseguiu colocar 135 níveis em Lafix II, sendo garantia de diversão para muito tempo (as chaves de acesso permitem iniciarmos o jogo no nível que quisermos - encontram-se na parte inferior do ecrã).

O objectivo de Lafix II é muito simples: dirigir um feixe de luz de um bloco inicial, até um ponto final. Para isso teremos obstáculos para evitar, assim como colocar os blocos móveis nas posições certas, permitindo dirigir a luz, de forma a que chegue ao bloco final sem interrupções. Os primeiros níveis são imediatos, apenas servem de aquecimento, mas mais para a frente vamos encontrar tele-transportadores, espelhos e mais alguns itens que de alguma forma influenciam o feixe de luz, nem sempre de forma vantajosa, diga-se.


Lafix II faz lembrar Deflektor (e também Twinlight), embora não exigindo as reacções rápidas do primeiro. Aqui podemos fazer todas os movimentos de forma ponderada, reflectindo sobre os efeitos que os blocos vão ter no feixe de luz. Inclusive, poderemos recomeçar o nível sempre que pretendermos. Destina-se assim aos puzzlers, tendo-lhe sido retirado os elementos de arcada, mas nem por isso retirando interesse ao jogo.

Não fosse alguma lentidão no movimento das peças e carregamento dos ecrãs (facilmente ultrapassável nos emuladores), perfeitamente justificado por ter sido criado em Basic, e Lafix II poderia atingir outros vôos, pois vai demorar algum tempo até alguém conseguir terminá-lo. E Simon Ferré fez muito bem em colocá-lo a concurso em Basic 2020, que começa a ter já uma carteira de jogos de respeito, não invejamos a sorte de quem vai ter que decidir o melhor.

Poderão descarregar o jogo na página do autor (aqui), ou em Basic 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário