domingo, 12 de julho de 2020

Novidades sobre o Conversor de .MOD para AY / FM / SAA1099


Há alguns meses atrás, José Mário Machado (também conhecido por MadAxe), autor do shoot'em up Sardonic (o qual já fizemos a review aqui), havia anunciado que estava a desenvolver um Conversor de .MOD para AY / FM / SAA1099.

O .MOD é um formato de tracker music que surgiu no Commodore Amiga e que se tornou muito popular na demoscene. Pois bem, este novo utilitário converte ficheiros .MOD para formatos específicos dos sound chips AY, FM e SA1099, e que se encontram presentes em inúmeros computadores e placas como, por exemplo, o ZX Spectrum ou as placas de som Adlib e Sound Blaster.

O José Mário apresentou os primeiros resultados: dez músicas, algumas delas bem conhecidas (Blue Monday, Eye Of The Tiger, Pop Corn, True Faith), acabadas de converter para serem tocadas em máquinas com chip AY e FM. Segundo MadAxe, o utilitário será lançado oficialmente assim que estiver terminado e se tornar mais user friendly (aqui no Planeta já há gente ansiosa por isso)!

As músicas referentes ao chip AY podem ser descarregadas aqui. São dez ficheiros .TAP que podem ser carregados num emulador ou num ZX Spectrum, que esteja dotado de um chip AY e apreciar a música!

Para as músicas FM (placas Adlib e Sound Blaster), o José Mário preparou uma intro com um menu, e quem estiver interessado nestas versões, só resta visitar o nosso irmão Planeta MS-DOS! Ficamos à espera de mais músicas e mais novidades sobre este conversor!

Sem comentários:

Enviar um comentário