quarta-feira, 2 de junho de 2021

Faleceu John Wilson, fundador da Zenobi

Hoje é um dia triste. John Wilson, fundador da editora britânica Zenobi Software, deixou-nos no passado dia 31 de Maio. Nome reconhecido na comunidade da ficção interactiva, foi um prolífico criador das tradicionais aventuras de texto.

Através do selo Zenobi lançou inúmeras aventuras da sua autoria como também licenciou, publicou e distribuiu títulos de outros autores, para o ZX Spectrum e Atari ST. Da sua mente criativa saiu a série Behind Closed Doors com o simpático protagonista Balrog.

A Zenobi existiu comercialmente entre 1986 e 1997 distribuindo os jogos por correio. Após esse período focou-se exclusivamente na distribuição para os emuladores. John Wilson esteve desde então afastado do lado criativo até que lançou em 2018, "Ramsbottom Smith and The Quest For The Yellow Spheroid", título inédito para o ZX Spectrum, ao qual se seguiram uma série de outros títulos e sequelas de alguns dos seus clássicos.

Figura querida e bastante acessível, John Wilson foi também um dos nossos leitores, comentando as nossas reviews e deixando dicas e soluções para os seus jogos. Uma perda insubstituível para as várias comunidades em que John Wilson deixou a sua marca.

Os nossos sentimentos vão para a família de John Wilson. Da nossa parte, o John e a Zenobi terão sempre o seu cantinho especial no Planeta Sinclair.

2 comentários:

  1. Lamentavel mesmo a perda de alguem que fez parte ativa no mundo do Software de nosso querido ZX-Spectrum, que a muitos divertiu com seus adventures. Que Deus conforte essa familia enlutada !

    ResponderEliminar