domingo, 4 de julho de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 022

E eis que trazemos mais uma digitalização da secção "Os Jogos no Computador" do CM, comandada pelo Paulo Ferreira. Esta edição foi publicada em 17 de Dezembro de 1989.

A secção entra a matar com uma crítica arrasadora ao jogo da semana! Definitivamente o Paulo não estaria com meias medidas em relação ao "Captain Fizz", pois mimou-o com os seguintes termos: "infeliz proposta", "perdido no tempo", "coitadito", "ultrapassado em todos os aspectos", e por aí vai!

O rol de críticas é extenso e apenas a música do jogo se salvou, não tivesse sido criada por David Whittaker.  Até a funcionalidade de escolha da língua no jogo foi arrasada, por se ter omitido o português! Se bem que naquela época, o mercado luso não era levado a sério por quem criava os jogos.

A pirataria grassava pelo nosso país e até os críticos de jogos não estavam isentos de culpas (veja-se a ilustração da capa do jogo que não passa de uma cópia)! Mas eram outros tempos e muitos na sua inocência compravam jogos piratas, muitos dos quais tentavam passar por originais...

Os pokes e dicas não foram esquecidos. Destacamos os códigos de acesso aos níveis de "Gemini Wing"! Temos também uma boa explicação de alguns elementos de "Duet". Mas a parte mais sumarenta desta edição é, sem dúvida, a estreia prometida da "sub-secção" dedicada aos utilitários de criação de jogos.

Paulo começa com uma descrição a alguns módulos da ferramenta "3D Game Maker", com um nível de detalhe que teria, com certeza, despertado a curiosidade dos leitores. Será que algum se atreveu a experimentar esta ferramenta e até criar algo interessante?

Para terminar esta secção temos os pedidos dos leitores a desesperarem por soluções para uma mão cheia de jogos, e com o top semanal do CM no qual "Red Heat" continua a dominar, com "Batman" e "Robocop" logo atrás.

A digitalização (fruto do trabalho laborioso de Mário Moreira) pode ser descarregada neste link.

Sem comentários:

Enviar um comentário