domingo, 11 de julho de 2021

Pillars


Nome: Pillars
Editora: NA
Autor: Under4MHZ
Ano de lançamento: 2021
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Under4MHZ especializou-se em fazer a conversão de pequenos jogos populares noutras plataformas, maioritariamente quebra-cabeças. São o ideal para ocupar alguns momentos mortos, como é o caso do seu novo trabalho, Pillars.

Pillars é inspirado em Columns, lançado pela Sega em 1990. Começou por aparecer nas máquinas de arcada, passando depois para as consolas e posteriormente para os PC's. Era muito vulgar, pelo menos em Portugal, o jogo passar de mão em mão, ou melhor, de disquete em disquete. O objectivo é fazer combinações horizontais, verticais ou diagonais de peças, com pelo menos três símbolos da mesma cor. Tal como no Tetris, as peças vão caindo, podendo ser movidas para a esquerda ou direita, bem como alternar as cores das peças. Quando é feita a combinação, os símbolos que fizerem parte dessa combinação desaparecem do tabuleiro, permitindo às peças que estão por cima tomarem o seu lugar. À medida que vamos fazendo linhas, vamos avançando nos níveis e as peças vão caindo com maior velocidade, havendo menos tempo para serem manipuladas.


Como se pode ver, é muito fácil de jogar. E os primeiros níveis são relativamente fáceis de serem ultrapassados. No entanto, à medida que vamos avançando nos níveis e que temos menos tempo para encaixar as peças nos lugares pretendidos, o tabuleiro vai ficando preenchido e a tarefa torna-se muito mais complicada. Quando as peças atingem o topo, perde-se o jogo, o que irá acontecer com muita rapidez nos primeiros desafios.

Apesar de bastante básica, a conversão está bem implementada, com uma jogabilidade interessante, com gráficos que não sendo de forma alguma deslumbrantes, são funcionais q.b.. Quanto à música, bem, essa optámos por desligar...

Assim, Pillars é um jogo perfeito para desanuviar a cabeça e entreter durante alguns momentos. Tem a capacidade viciante de Tetris, embora relativamente a este, seja bastante menos complexo. Vale assim a pena dar-lhe uma hipótese.

Sem comentários:

Enviar um comentário