sábado, 2 de julho de 2022

Bufonada

 

Angel Colaso, que também dá pelo nome de Roolandoo, autor da obra-prima La Reliquia, acabou de lançar o seu novo jogo, Bufonada. O jogo teve honras de lançamento através do canal de Javi Ortiz, com um directo de grande qualidade, algo a que já nos habituou (podem aqui vê-lo). Tivemos assim oportunidade de assistir em primeira mão aquele que será seguramente um dos jogos do ano.

Quem gostou de La Reliquia ou S.O.L.O. não vai ficar desiludido com este novo trabalho de Roolandoo. Todos os condimentos dos anteriores estão lá (o que é bom sinal), mas tem muitos detalhes novos. Embora o tema seja mais uma vez o medieval, à semelhança de La Reliquia, até porque assumimos o papel de um inútil bobo da corte, que tem que salvar o reino de uma maldição (tal como em Sir Fred, não havia mais ninguém disponível), podemos também assumir o papel do seu animal espiritual, neste caso uma cabra louca e imortal, saltitona como todas as cabras (e muito jeito vai dar esta capacidade). Assim cada ecrã apresenta um quebra-cabeças que tem que ser resolvido, quase sempre sendo exigido passar-se de um para outro personagem com bastante frequência (um pouco como The Goonies). Por vezes é também necessário juntar os dois personagens, pois isso adiciona novas capacidades ao desafortunado bobo (experimentem e vão ver). 

Existem também outros personagens com os quais vamos interagir, um pouco à semelhança de Castlevania: Spectral Interlude, também nos fazendo por vezes lembrar Twenty Four Hour Parsley People - dois jogaços, como sabem. E cada ecrã, além de ter muitos truques e mistérios, que só à custa de muita exploração vamos conseguir resolver, têm também várias formas de serem ultrapassados. Cabe a nós escolher aquela que nos parece mais funcional. Ou que conseguirmos, pois o jogo não é nada fácil, alguns obstáculos são diabólicos, e temos cerca de 30 ecrãs para negociar, repletos de maldades.

Os gráficos são magníficos, com fundos ricamente ilustrados, contribuindo para uma atmosfera envolvente, não muito longe daquilo que se encontrava em La Reliquia. A convidar sempre para ver o que se vai encontrar no ecrã seguinte, este é daqueles jogos que não descansamos enquanto não o terminamos.

Assim, quem quiser experimentar esta maravilha de jogo, apenas tem que vir aqui descarregar e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem o merece. Será seguramente um dos participantes no GOTY 2022...

3 comentários:

  1. Thank you very much for the review, André.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Just a small review (I gave up for a while the long reviews - need to rest), but I really enjoyed what I´ve seen yesterday :)

      Eliminar
  2. É um dos jogos favoritos da minha sobrina de 8 anos! É fantástico. Obrigado pelos grandes momentos de diversão!

    ResponderEliminar