sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

ZX Spectrum Podcast: episódio 1

Já há algum tempo que andávamos a “cozinhar” esta novidade: um podcast a três…

O mentor ou ideólogo é o Nuno Leitão, o fundador do Clube Nacional de Aventura (CNA) e também criador da aventura “24 Horas”, recuperada há relativamente pouco tempo pelo Planeta Sinclair. Aliás, esta preservação foi feita ao vivo no Museu LOAD ZX em Cantanhede, num evento que contou com a própria participação do Nuno e que deu origem depois a um vídeo partilhado, quer no museu, quer no Planeta Sinclair (ver aqui).

Temos também o João Diogo Ramos, o curador do primeiro e único museu no mundo exclusivamente dedicado ao ZX Spectrum e Timex: o Museu LOAD ZX. Além disso, o João é um grande apoiante de todos os projectos da comunidade relacionados com o ZX Spectrum e um dos grandes divulgadores e impulsionadores da cena.

Por fim, o terceiro elemento é o André Luna Leão, o fundador do blogue nacional Planeta Sinclair, responsável pelas centenas de preservações de programas Portugueses que se julgava perdidos para sempre ou nem sequer eram conhecidos. Aliás, quem não conhece a expressão “bomba” sempre que o André encontra e disponibiliza mais um jogo relevante da cena Portuguesa?

O primeiro episódio é apenas uma introdução que visa dar a conhecer os três intervenientes e os seus projectos, mas podem contar com muitas novidades e “spoilers” nos episódios que se seguem. Inclusive serão convidadas pessoas relevantes da cena, sempre que seja possível. Se podemos ter uma conversa a quatro, é melhor do que a três, não é?

Para ouvirem o primeiro podcast, basta virem aqui. Podem segui-lo, pois vamos ter programas com alguma regularidade (um ou dos por mês), sempre numa óptica descontraída e informal, mas que seja uma mais-valia para quem se interessa pela cena do ZX Spectrum (ou por quem ainda não conhece e pretende saber mais dos projectos relacionados com este computador).

Se gostarem, partilhem, pois é assim que se cria dinamismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário