quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Elementos do júri do GOTY 2022


Hoje é dia de apresentarmos os veneráveis elementos do júri do GOTY 2022 de Planeta Sinclair. São todos praticamente conhecidos da comunidade e com competência e prestígio reconhecido para a tarefa a que se propõem. Desta forma, garantimos a idoneidade da votação, que será bastante abrangente, e a garantia que os melhores jogos estão presentes na gala. Além disso, é também com grande regozijo que desta vez temos duas juradas, uma Portuguesa e outra Brasileira.    

Vamos então às apresentações:

  • Dave Hughes (Spectrum Computing): a Spectrum Computing é actualmente a maior (e mais amigável) página dedicada ao Spectrum. Os seus administradores são elementos de referência na comunidade e que percebem como ninguém de tudo o que esteja relacionado com o nosso computador de eleição. Além disso, o Dave é um programador de excelência e amigo pessoal, cujos jogos nos tem permitido passar para a nossa língua, disponibilizando-os depois pela comunidade. É também o criador do excelente magazine Woot!
  • Pavero (Spectrum Computing): mais um elemento bem conhecido da melhor página dedicada ao Spectrum, a Spectrum Computing. Mas além disso, desde 1998 que Pavero é responsável pela página Speccy Screenshot Maps, fornecendo à comunidade os tão desejados mapas de praticamente todos os jogos, usando uma técnica inovadora criada pelo próprio. Representa muito bem o Leste da Europa.
  • Mikhail Sudakov (Идеальный пиксель): vindo também do Leste, fundador da página Pixel Perfect (tradução livre para inglês), júri, tal como nós, da competição Yandex, produtor de Castlevania: Spectral Interlude, sendo responsável por termos traduzido este jogo para a nossa língua, é um jornalista com grande experiência em tudo o que esteja relacionado com os 8 bits. Além disso, conhece como ninguém os jogos que chegam do imenso mercado Russo.
  • Javi Ortiz (El Mundo del Spectrum): e não podíamos deixar a página Espanhola de referência de fora, não é? Não dispensamos diariamente de entrar em de El Mundo del Spectrum, assim como ver os vídeos de altíssima qualidade de Javi, sempre trazendo as novidades que chegam da imensa comunidade de língua Castelhana. Comunicador por excelência, que inclusive já nos convidou para o seu programa e faz sempre questão de apoiar Planeta Sinclair, é mais um valioso contributor na escolha do melhor jogo.
  • Juanjo Muñoz: é um dos fundadores das Aventuras AD, a única companhia profissional Espanhola dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de aventuras de texto, tendo até escrito um livro sobre esta temática. Foi também o fundador da CAAD em 1988, o mais antigo clube para fãs das aventura de texto, com o seu próprio magazine, agora em formato trimestral, cujo conteúdos são mostrados nas páginas da CAAD. Um verdadeiro aventureiro!
  • Arnau Jess: há muito que não perdemos pitada do seu programa semanal (Pildorita Dominguera), onde tem espaço para sempre fazer um resumo daquilo que se passa em Planeta Sinclair. Além disso, conhece em profundidade todos os jogos que saem para o Spectrum, ensina-nos a jogá-los, e é mais uma excelente adição ao nosso painel de jurados.
  • Marcella Cristina: Nasceu em Minas Gerais e sempre teve muito interesse na área dos videojogos e história. Esse seu interesse fê-la voltar-se para a origem dos jogos eletrônicos, entre eles os do ZX Spectrum e do género RPG. Tem diversos hobbies e um blogue que surge como um complemento à sua arte narrativa e descritiva: Paraiso Godi Nekinha. Este começou como uma brincadeira juvenil no qual analisava obras nipónicas e em 2021 repaginou-o para se focar num dos seus actuais interesses, o lançamento de jogos para computadores antigos.
  • Robson Rangel: amigo brasileiro, que faz questão de experimentar todos os novos jogos que vão saindo, sempre apoiando as nossas iniciativas. Além disso, no seu currículo tem o galardão de ter sido o primeiro jogador a terminar Varina. Só por isso já merece ser um dos membros deste estimado júri. 
  • Catarina Simões: a Catarina interessou-se por computadores graças ao ZX Spectrum e acabou por tornar-se engenheira informática. Actualmente trabalha em desenvolvimento de software numa empresa multinacional, mas ambiciona, um dia, fazer jogos de aventura. É grande entusiasta retro e segue fielmente o Planeta Sinclair, experimentando e apoiando projectos relacionados com o ZX Spectrum e não só..


  • Mário Viegas, Filipe Veiga e André Leão (Planeta Sinclair): e claro, não podiam faltar os elementos de Planeta Sinclair, revista Espectro e da Espectroteam. O Mário Viegas, além de fazer parte do júri, ainda é o ideólogo deste evento, esboçou o logo do GOTY e criou o bonito cartaz original do evento (este ano com o apoio do Diogo Reis).
Não podemos também deixar de agradecer ao João Diogo Ramos, amigo pessoal, curador do Museu LOAD ZX, e que desde o início apoiou a nossa ideia, prontificando-se, com grande esforço pessoal a "alojar" o evento, que vai assim ser presencial, mas também transmitido em directo, via canal do museu, no próximo dia 29 de Janeiro pelas 15 horas, assim como ao Diogo Reis, responsável pelo apoio logístico e conteúdos para a gala. Por último, agradecimento especial ao Nuno Leitão (CNA) pelas excelentes ideias e apoio que nos tem dado, assim como aos restantes elementos que nos têm ajudado (e vão ajudar) na montagem do evento que vai decorrer no museu. Vocês sabem quem são...

Fiquem também atentos, pois em breve iremos anunciar quais os jogos candidatos ao GOTY. Foram os mais votados pelos elementos do júri, duma lista inicial bastante grande.

2 comentários:

  1. "vão ajudar na montagem do evento"? Deves estar com uma sorte... 😂😂😂

    Claro que sim! E com muito gosto! 😃

    ResponderEliminar