Jogo: Travel Unlimited
Programadores: MANU & KIT
Género: race'n'chase
Origem: Rússia
Travel Unlimited is a spin-off of the Travel Through Time series. There’s no storyline here, but the speeds are even higher, and there are options to upgrade your cars. And, of course, plenty of classic cars. In addition, the game also runs on 48K.
Em 2021, com Travel Through Time Vol.1: Northern Lights, a comunidade do ZX Spectrum abriu a boca de espanto com aquilo que a Zosya conseguiu fazer, com o jogo a correr sempre no mínimo a 25 FPS (Frames per Second), independentemente do número de viaturas no ecrã. Isso torno-o muito fluído. Além disso, toda a história envolvente e diversidade de missões, levou a que fosse considerado o melhor race'n'chase para o ZX Spectrum, pelo menos por nós, suplantando mesmo WEC le Mans.
No ano seguinte saiu Rubinho Cucaracha, e apesar de mais uma vez estarmos perante um jogaço, o factor novidade já se tinha dissipado. Não que o impedisse de ganhar o GOTY, mas pelo facto de usar o mesmo motor de Travel Through Time, a nosso ver estava uns (poucos) furos abaixo.
Surge agora Travel Unlimited, o terceiro episódio da série Travel Through Time, e aquilo que apontámos na altura a Rubinho Cucaracha, aplica-se na íntegra a este jogo. Em vez dos 16 níveis deste último, são 60 níveis, divididos entre competições com outros concorrentes nos qual temos que terminar acima de certa posição, corridas contra o tempo, ralis, etc.. Existem também vários carros, desde o mítico Renault 5, até às verdadeiras bombas, como o Ferrari, Porsche, ou Lamborghini. Podemos ir assim seleccionando o bólide que queremos conduzir, sabendo que apresentam características diferentes (talvez seja uma forma de aumentar ou diminuir o nível de dificuldade).
A mecânica mantém-se a mesma, no entanto, de memória parece-nos que a condução foi um pouco aprimorada. Parece agora mais crítico abrandar nas curvas, com muitos obstáculos a obrigarem-nos a acelerar e travar constantemente.
A maior diferença, no entanto, encontra-se na possibilidade de após cada nível terminado com sucesso, obtermos algum dinheiro conforme a nossa performance, utilizando-o para na garagem adquirir novos equipamentos para a viatura. E isso faz toda a diferença, pois sem obter alguns dos novos equipamentos, muito dificilmente se consegue ultrapassar determinados níveis. Resta a vocês descobrirem quais.
E por falar em dinheiro, descobrimos um pequeno bug, que embora raríssimo, não deixou de ser estranho. Assim, terminámos uma corrida mesmo em cima do tempo limite (0 segundos).À partida não deveríamos ter dinheiro de bónus, mas o computador "ofereceu-nos" mais de três mil créditos, e isso foi o suficiente para comprarmos mais equipamento para a viatura e avançarmos mais desafogadamente nos níveis. Não nos queixamos...
E assim terminamos de fazer uma pequena análise a todos os concorrentes da competição YRGB 2025. A qualidade de todos os trabalhos foi excepcional e independentemente do resultado final, que saberemos amanhã, todos são verdadeiros vencedores. Uma pena não termos um concorrente nacional, certamente iria sair prestigiado.
Pontos positivos: enorme fluidez, altamente viciante e divertido, gráficos esplendorosos, diversidade de missões e viaturas.
Pontos menos positivos: falta de originalidade, por vezes um pouco repetitivo.



Tanto este Travel Unlimited como o Assymetry escondem uma agradável surpresa na versão 48k...
ResponderEliminarPara quem aprecia jogar no hardware original e possuir máquinas com ulas capazes de fazer os 60Hz vão experimentar uma jogabilidade ainda mais rápida e suave, o que realmente é pouco usual no spectrum e uma verdadeira pérola!
Esses tipos fazem magia :)
Eliminar