segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Galacic Nexus


Jogo: Galacic Nexus
Programadores: Tartessos Games
Género: Shoot'em'up
Origem: Espanha

The sky tore open, and horror emerged from space. But we had the Galacic Nexus, a ship of unparalleled power, which, piloted by a valiant hero, brought hope back to Earth. Its mission: to traverse the stellar voids toward the core of evil to destroy the threat at its source.

Independentemente de se gostar ou não de jogos criados com o MK1, temos que tirar o chapéu à Tartessos Games, pois, à semelhança da Furillo Productions, tem vindo a demonstrar toda a versatilidade deste motor. Além disso, tem mostrado uma boa evolução, em especial nos seus dois últimos trabalhos, com jogos bastante mais "fora da caixa", como foi o muito interessante Master Piece, e agora Galacic Nexus, um shoot'em'up puro.

Apesar das muitas virtudes deste jogo, e já lá iremos, infelizmente enferma de um elevado nível de dificuldade. Bem sabemos que os Espanhóis gostam dos jogos difíceis, mas quando se tornam quase impossíveis, como é aqui o caso, tornam-se frustrantes, desencorajando a continuar. Devemos dizer que dos jogos que fazem parte da competição YRGM 2025 e que têm um final, foi dos poucos que não terminámos, optando antes por ver um walkthrough completo no YouTube.

Quanto às suas virtudes, além do uso de um motor não adaptado para este tipo de jogos, como já referimos, gostámos bastante da sua fluidez e velocidade. Não foi por acaso que referimos a Furillo Productions, pois também têm alguns mini-jogos que fazem lembrar Galacic Nexus. 

O grafismo, em especial dos bosses do final de cada nível (são seis), estão muito bem conseguidos. Inspiram-se talvez no melhor jogo do género para o ZX Spectrum, R-Type, pois claro, salvaguardando as devidas diferenças, pois este último foi um mega projecto desenvolvido por uma larga equipa, o que não é aqui o caso.

Também a música leva nota muito alta. Além dos sons ingame, as melodias que acompanham o jogo são bastante agradáveis, encaixando-se na perfeição e criando uma permanente tensão e sentido de urgência no jogador. 

Pontos positivos: Música fenomenal, bom grafismo, bons movimentos e fluidez geral

Pontos menos positivos: Excessivo grau de dificuldade, que limita bastante a jogabilidade

Sem comentários:

Enviar um comentário