Nome: Lexicon Z80
Editora: Softimar
Autor: Mário Armão Ferreira
Ano de lançamento: 2025
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui
Pois, é, agora já é uma certeza. A Softimar e Mário Armão Ferreira estão definitivamente de volta ao ZX Spectrum e agora ninguém os pára!
Lexicon Z80 remete-nos para o jogo de tabuleiro Mastermind, utilizando um interface gráfico atractivo, semelhante ao que foi utilizado no muito apreciado Banana Shake, isto é, simulando as populares handhelds dos anos 80.
Mastermind foi inventado por Mordechai Meirowitz em 1971, vendeu mais de cinquenta milhões de unidades em oitenta países, tendo-se tornado-se no mais bem sucedido (novo) jogo da década de setenta. De forma muito simplista, deixamos aqui as instruções.
Assim, o original tem pinos de seis cores diferentes, excepto o preto e branco (estes existem, sendo menores e tendo outras funções). Existem quatro buracos grandes em cada fileira, somando dez fileiras, umas abaixo das outra e ao lado delas existe um quadrado menor onde vão sendo anotados os resultados. O objectivo é tentar adivinhar a combinação certa, que se encontra escondida. Sempre que há uma cor certa no buraco errado, é colocado um pino branco, enquanto que o preto significa que há uma cor certa no lugar certo. Desta forma tenta-se chegar à combinação correcta por tentativa e erro.
Esta variante agora desenvolvida pelo Mário Ferreira, utiliza palavras, em vez de cores. No entanto, toda a restante mecânica é semelhante. A ideia é encontrar a combinação certa. Por um lado, o abecedário tem mais mais letras que o número de cores utilizadas no jogo original, o que poderia dificultar a tarefa, até porque apenas temos seis tentativas para acertar na chave. No entanto, como são utilizadas palavras com cinco letras, em vez de letras desordenadas, a tarefa fica bastante mais facilitada (dai também a redução do número de tentativas).
Também não foi esquecida a versão em Inglês, pelo que o jogo é bilingue (não poderia faltar, pois claro, a versão Portuguesa). Isso aumenta significativamente o leque de utilizadores. E vale bem a pena experimentar este jogo, pois é bastante fluido e intuitivo, com o quadrado preto a indicar a letra certa na posição certa, e o quadrado branco a indicar a letra certa numa posição errada (mais uma opção que simplifica o jogo, pois sabemos assim sempre quais as letras correctas). A única lacuna que encontrámos foi a falta de uma tabela de high scores, mas isso é mero pormenor.
Assim, quem quiser então um quebra-cabeças para entreter por um bom par de horas, tem aqui uma excelente proposta. E preparem-se, muito em breve vamos ter mais novidades do Mário...



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