terça-feira, 16 de abril de 2019

50 melhores jogos para Planeta Sinclair

À semelhança do que algumas revistas da especialidade fizeram nos anos oitenta (quem não se lembra da célebre lista com os cem melhores jogos compilados pelo punk de serviço da Your Sinclair?), decidimos também avançar com algo parecido. Vamos ficar limitados ao top 50, se bem que tenhamos a consciência que muita coisa boa vai ficar de fora. E esta lista reflecte também apenas as preferência de um dos membros do Planeta Sinclair. Os outros elementos fariam seguramente uma escolha diferente.

Para a escolha do top vamos ter em conta elementos como o factor inovador à época em que o jogo saiu, a jogabilidade, o prazer que se retirou a jogar, a vertente gráfica, ou um outro qualquer que nos tenha chamado a atenção. Não esperem encontrar jogos (e sem estar a nomear, se bem que facilmente se descubra de quais falamos), que apesar de serem muito inovadores, depois têm uma definição das teclas tão má que arruína a jogabilidade. Ou de alguma sequela que nada mais faça do que capitalizar o nome do original. Também não estão incluídos jogos de aventura de texto, mas aqui pelo desconhecimento que temos da maior parte deles

Já sabemos que existirá alguma polémica, em especial quando a lista se começar a aproximar do top 10 (os cinquenta nomes já estão escolhidos, vai incluir alguns jogos recentes, mas apenas até ao dia de hoje, como é natural). Esta previsível polémica é saudável e esperemos que leve a acaloradas discussões sobre a lista. Porque afinal de conta, os gostos são para serem discutidos!

Assim, a partir de hoje à tarde, e numa base regular (semanal), apresentaremos um jogo da lista.

3 comentários: