terça-feira, 29 de setembro de 2020

Guia para as pontuações


As pontuações que damos aos jogos continuam a causar alguma polémica (e não é só em Planeta Sinclair). Relembramos que estas não são estanques e dependem de muitos factores, um dos quais a disposição na altura de quem analisa o jogo. Além disso, reflectem apenas o seu gosto pessoal e o prazer que essa pessoa retira do jogo, não obstante incorporar alguns factores técnicos (linguagem de programação, motor utilizado, originalidade, som, grafismo, etc.). Mas acima de tudo é sempre algo subjectivo.

Poderíamos não incluir uma pontuação, mas de certeza que a análise ficaria mais pobre. Mas lembrem-se de uma coisa: nenhum dos elementos de Planeta Sinclair tem o curso ou experiência em jornalismo, apenas temos prazer em escrever sobre algo que gostamos (isto é um hobbie, não existe qualquer compensação monetária pelo trabalho que aqui fazemos), sabendo ainda que o objectivo principal do blogue é a preservação do património do Spectrum (e em breve do ZX81) e que estas análises e respectiva pontuação dão um colorido diferente à página e ajudam a divulgá-la.

É também fundamental ler a própria análise, pois a maior parte das vezes as classificações não são comparáveis entre jogos. Por exemplo, dar um "7" a um jogo em Basic não se equipara a um "7" a um jogo em CM. Dar um "6" a um jogo que custa 25 €, não é a mesma coisa que dar essa pontuação a um jogo gratuito.

Fica ainda aqui um pequeno guia (bem humorado), um pouco genérico, para servir de muleta às reviews.
  • 10 - Unbelievable
  • 9 - Wow!
  • 8 - Yeah!
  • 7 - Well done
  • 6 - Not bad at all
  • 5 - Okeish, I guess 
  • 4 - Pfffff....
  • 3 - No, no, no
  • 2 - Aaaarrrgggghhhhh!!!!!
  • 1 - RIP

7 comentários:

  1. byevoltor

    Não entendo gente que não aceite que os jogos sejam avaliados ...
    É um auxílio ao usuário e comprador de videogames.
    Tudo é questão de gosto.
    Fico feliz que você também nos informe sobre o zx 81.
    Tenho a sensação, e falei sobre isso com colegas, e eles concordam, tanto no planeta sinclair, el mundo del zx spectrum, e em outras páginas, as glórias são lembradas, mas de 2000 a 2020 ... Não há guia, ou top dos melhores jogos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enciclopedia Homebrew

      Eliminar
    2. Sim, é verdade, há um grande sentimento de nostalgia e as pessoas esquecem-se que continuam a ser feitos jogos brilhantes. Ianna, Castlevania, Aliens, Alien Girl, Valley of Rains, Bonnie & Clyde, Wugang, Pataslocas. São tantos e tão bons...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. As avaliações são uma espécie de 'literatura' para mim desde os tempos da Microhobby e das revistas inglesas. São um espetáculo à parte. As da Planeta Sinclair não devem nada a elas.

    ResponderEliminar
  4. Adiante com as avaliações e as pontuações !

    ResponderEliminar