sábado, 28 de novembro de 2020

Devlog #01 - Um museu que virou jogo

Um museu que virou jogo?

Este post vai ser um pouco diferente daquilo a que os leitores do Planeta Sinclair estão habituados. Será estreada uma sequência dedicada ao desenvolvimento de um jogo, e que tem uma ligação com algo que alguns já poderão ter reconhecido na imagem acima. Sim, é um jogo com o Museu LOAD ZX Spectrum como cenário.

Como surgiu tal ideia peregrina? Casualmente como quase todas as ideias do núcleo da Espectroteam, apareceu quando menos se esperava! Bom, não foi assim do nada porque existe um contexto que já vem de algum tempo, mas que não cabe explicar aqui. O que interessa para já saber é que há um jogo que está a ser criado especialmente para o Museu!

E porquê um devlog? Pois programar um jogo não é pêra doce, especialmente quando se dedica migalhas de tempo livre para martelar código e desenhar gráficos. Atravessam-se pelo meio as obrigações do dia-a-dia, e a motivação acaba sempre por apanhar por tabela.

Mas para manter a motivação existe um truque: a rotina proporcionada por um "diário de bordo". O "comandante" é obrigado a escrever um registo diário (neste caso será semanal) que, por sua vez, empurra-o para um ritmo de produção de modo a mostrar progresso (ainda que seja pequeno)!

E aí está a razão deste devlog, e pela qual começo a abrir um pouco do "museu que virou jogo"! Tentarei não expor detalhes de programação, para não aborrecer de morte os leitores, e também para não horrorizar os experts com as minhas azelhices. A ideia será apresentar screenshots, gameplay, e demais cenas que eu entenda que possam ser interessantes e divertidas.

O jogo será um misto de aventura e plataformas, tendo como cenários, as várias salas do Museu LOAD ZX Spectrum, e também áreas envolventes do museu em Cantanhede. A ferramenta utilizada para a programação é a ZX Basic, também conhecida como Boriel Basic.

Para já tenho uma base de código legada de alguns projectos que fui evoluindo e aprimorando a cada iteração. O primeiro projecto foi o Varina, um joguinho de plataformas inspirado num outro em Sinclair BASIC (ver aqui mais sobre este jogo). Tecnicamente muito rudimentar, com plataformas e algumas animações simples, programadas na sintaxe do Boriel Basic.

Varina (2018)

Posteriormente peguei nessa base do Varina e acrescentei funcionalidades, um misto de rotinas em Basic e assembly, umas criadas por mim e outras adaptadas às minhas necessidades. Os sprites passaram a ser de tamanho variável com diferentes sequências de animação, e com uma rotina para verificar a colisão. Recorri também a double buffering e sprite masking, para desenhar a cena e animar os sprites de forma fluída. Adicionei suporte para joystick, consegui incorporar players de AY e de beeper, permitindo ter música in-game. Também usei o ZX7 para compactar gráficos e afins.

Revista Jogos 80 em: Cadê os Artigos (2019)

E o resultado disto foi outro jogo, o "Revista Jogos 80 em: Cadê os Artigos" (ver aqui), com duas partes de 4 níveis cada. Acabei por dar o nome "J80" ao código-fonte deste jogo. Não, não se trata de um engine. Mas funciona como tal para mim, sendo um work in progress com o qual vou aprendendo e superando as minhas limitações. E é também esta a base do jogo do Museu.

A primeira imagem deste post é um rascunho de um dos níveis, que representa a Escola Básica Conde Ferreira, sede do Museu. E pronto, para a semana há mais, até lá!

4 comentários:

  1. Para 2020 não ser 2020, no bom sentido :) O que seríamos nós sem memória? Grande trabalho de preservar um pouco da História de todos os da nossa geração: obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevendo em nome de todos, obrigado pelas palavras, Luís!

      Eliminar
  2. Que legal...

    Ainda não consegui passar da terceira fase do lado 1 do "Onde estão os artigos", que é um jogo que gosto muito, por conter elementos reais e inclusive uma excelente apresentação de lugares que inclusive conheço, como o Pinguim de Ribeirão Preto.

    Imagino que este jogo seja no mesmo estilo e fico até com inveja, porque fico postergando criar novamente um jogo para o ZX Spectrum, mas sei lá... me tornei preguiçoso.

    Bom ver estas coisas... porque de certa forma me dá ânimo para tocar o bonde... espero que fique muito legal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Divino! Sim será no mesmo estilo, tendo o Museu como cenário, mas com algumas novidades em relação ao jogo antecessor. Não será tão difícil, espero eu, porque estará disponível para jogar no próprio museu, e precisará ser mais casual no requisito da jogabilidade.

      Eliminar