quarta-feira, 23 de junho de 2021

Dune II: the Battle for Arrakis (v. 2019) disponível para descarga


Dune II não é novo. O clássico de 1992, que tantas horas nos manteve colado ao PC no início dos anos 90, tinha sido transposto para o Spectrum (TR-DOS) em 1997. Em 2014, a Perestroika (nome muito significativo) fê-lo concorrer à competição Your Game 5. Entretanto, em 2019 foram corrigidos alguns ficheiros, tornando-o 100% jogável (na altura passou-nos ao lado, infelizmente). E agora, graças a Modern ZX-Retro Gaming, descobrimos que foi colocado recentemente disponível para descarga.

O jogo ocupa duas disquetes, pois como se esperaria é enorme. Aliás, basta ver o gameplay no canal referido, para descobrirmos que são necessárias mais de nove horas para se chegar ao fim dos 8 níveis. Se pensarmos que podemos jogar com duas casas, há aqui entretenimento para muito tempo.


Quanto ao jogo, tem versão em russo e inglês, permitindo usar o teclado ou o Kempston Mouse, que será o mais aconselhado.

Depois, é tal e qual como a versão que conhecíamos para MS-DOS. A par de UFO: Enemy Unknown, Age of Empires e Civilization, foi dos jogos que passámos mais tempo, tendo dado origem a inúmeras sequelas (algumas que também experimentámos). Como os russos conseguem fazer esta magia, isso é que não sabemos, mas quem gosta do género, é obrigatório experimentar (se não o fizeram já).

Poderão aqui descarregar a versão corrigida, permitindo jogar todos os níveis com ambas as casas.

2 comentários:

  1. I'd love a version for the Next :) I've played the hell out of Dune on various platforms over the decades...

    ResponderEliminar