terça-feira, 11 de maio de 2021

Klondike Solitaire

Nome: Klondike Solitaire
Editora: NA
Autor: Under4MHZ
Ano de lançamento: 2021
Género: Jogo de tabuleiro
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Solitaire é o videojogo mais jogado de sempre, e também um dos mais populares, tudo porque faz parte do Microsoft Windows. E não há quem nos momentos de ócio, ou nas pausas do trabalho, não tenha feito uma jogatana.

No jogo utiliza-se um baralho completo com as 52 cartas, dispostas num monte com sete cartas, nas quais apenas a última se encontra visível (o número de cartas vai aumentando da esquerda para a direita). As cartas que sobram são colocadas num monte (chamado de monte de compra). Essas cartas podem ser chamadas uma a uma (em alguns casos, de três em três, aumentando o nível de dificuldade). por fim, existem quatro montes nos quais se vão colocando as cartas por ordem crescente, começando nos ases (os chamados montes de organização).

Pode-se movimentar qualquer carta que esteja aberta nas colunas principais, que podem transitar para as outras colunas, desde que se respeite duas regras: é necessário alternar as cores e a ordem ser da maior para a menor. Pode-se movimentar quantas cartas se desejar, desde que sejam movidas para um monte com a carta superior adequada. Quando uma coluna estiver vazia, é permitido colocar-lhe um Rei, independentemente do naipe. O jogo acaba quando todas as quatro pilhas na região superior estiverem completas, do ás ao Rei.

O programador respeitou na íntegra as regras do Solitaire, adicionando ainda alguns dos mimos que constam na versão para Windows. Assim, se carregarmos na tecla "M", são automaticamente movidas para o monte da organização as cartas possíveis de serem adicionadas a esse monte, ou, em alternativa, o cursor move-se imediatamente para o monte da compra, poupando-se tempo precioso.

Como conversão, Klondike Solitaire está muito próximo da perfeição, cumprindo perfeitamente com o objectivo a que se propôs. Aguardamos agora pacientemente por mais paciências, de preferência com a qualidade desta.

Sem comentários:

Enviar um comentário