quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Attack of the PETSCII Robots


 Nome: Attack of the PETSCII Robots
Editora: NA
Autor: David Murray
Ano de lançamento: 2021
Género: Estratégia
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Attack of the PETSCII Robots é o exemplo perfeito de como analisar um jogo apenas superficialmente pode levar ao engano. Tendo saído praticamente no final de 2021, ainda por cima com um custo a dar para o proibitivo, levou a que não fosse incluído numa lista preliminar de candidatos ao GOTY. E pelo que vimos, depois de finalmente arranjarmos tempo para o dissecar devidamente, provavelmente até deveria ter sido contemplado. Agora é tarde, são os ossos do ofício. De qualquer forma, temos aqui oportunidade de nos penitenciarmos, dando-lhe o devido valor...

Não vamos também maçar-vos com a história por detrás de Attack of the PETSCII Robots, até porque está bastante detalhada no extenso manual com 32 páginas que faz parte do pacote com o jogo (acrescentado de mais duas páginas específicas para a versão do ZX Spectrum). Mas podemos adiantar que é uma conversão de um jogo que foi desenvolvido inicialmente para o Commodore PET, como rapidamente se percebe através do ecrã de carregamento, monocromático em tons de verde. E do pacote fazem também parte cinco ficheiros, quatro contendo diversas versões do jogo (diferenciam-se fundamentalmente pelo grafismo), e mais uma demo.


Também já perceberam que tendo o manual 32 páginas, o jogo encerra alguma complexidade. É um facto, e é necessário ler-se o manual, doutra forma não iremos avançar muito, ou pelo menos eficazmente, em Attack of the PETSCII Robots. Mas depois de nos enquadrarmos nos objectivos, assim como no tipo de itens e armamento que podemos utilizar, a coisa começa rapidamente a rolar. Tem assim uma curva de aprendizagem bastante rápida, não sendo fonte de desmotivação para quem inicialmente se assustou com a imensa informação que consta no manual.

Das quatro versões do jogo, optámos pela "Color Bots", pois além de permitir uma melhor visualização dos cenários ("zoomed out"), é aquela que mais se aproxima do grafismo do ZX Spectrum. Basta olhar para o ecrã de cima, com a versão a simular o Commodore PET, e o ecrã de baixo (a de "Color Bots"), que nos traz logo à memória Rebelstar ou Laser Squad. E não é mera coincidência. Se tivéssemos que definir Attack of the PETSCII Robots numa frase, diríamos: Laser Squad, apenas com um membro da equipa e sem turnos.

É isso mesmo, a principal influência é Laser Squad. No enanto, ao invés de fazermos parte de uma ampla equipa que tem que tomar de assalto uma facilidade, assumimos o papel de apenas um soldado, que é colocado no cenário num local muito específico. Além disso, o jogo corre em tempo real, ou seja, não temos que estar preocupados em controlar os pontos de acção que restam. Claro que com isto tudo, quem sofre (ligeiramente) é o elemento estratégico, aproximando-se o desafio mais de um puro jogo de acção. No entanto, a vertente táctica e estratégica continua a estar bastante presente, e se formos tentar conquistar os objectivos apenas pela força bruta, entrando em confronto directo com os inimigos, cedo perecemos.


Existe diverso tipo de armamento espalhado pelos cenários, e cada um tem uma função específica. O manual dá também algumas dicas sobre como e onde deve ser usado cada arma ou cada objecto, e é bom que interiorizemos isso, pois aquilo que é eficaz para um inimigo, poderá não ser para outro. Além de que existem munições limitadas, não sendo conveniente serem desperdiçadas.

Os cenários são também enormes e, o mais espantoso, é que temos dez diferentes cenários (ou missões). Ou seja, são necessárias longas horas até se conseguir terminar todas as missões. O jogo tem um custo de 10 usd, o que perfaz 1 usd por missão. Se olharmos sob este prisma, vemos que não é muito aquilo que é pedido. 

Se algum defeito temos a apontar a Attack of the PETSCII Robots, apenas o elevado número de teclas (redefiníveis, felizmente). Facilmente se conseguiria tirar quatro ou cinco, melhorando a jogabilidade, nomeadamente no que diz respeito ao uso do armamento. Não é fácil ao início colocarmos as bombas, e com tantas teclas, o mais frequente é enganarmo-nos. Mas lá está, ao fim de algum tempo habituamo-nos e então começamos a apreciar o jogo em toda a sua plenitude.

Attack of the PETSCII Robots é assim uma bela surpresa que, infelizmente, nos parece que vai passar despercebido à maior parte das pessoas, sempre vorazes por um desafio imediato, mas quando aparece algo mais cerebral, tendem a esquivar-se. Na falta de um novo Laser Squad, isto é o mais parecido que podemos ter, o que diz muito. E ou muito nos enganamos, ou Alessandro Grussu, que ainda não deve ter "descoberto" este jogo, irá adorá-lo...

Sem comentários:

Enviar um comentário