terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Letras Amstrad


O Zé Oliveira continua a presentear-nos com contributos valiosíssimos. Não só recuperou todos os artigos do Basic Apascalado, inclusive os que não tinham saído no suplemento do MicroSe7e, pois tinha entretanto saído de circulação, como ainda teve tempo de fazer um jogo novo: Klox.

Agora, inspirado pelo programa Letras, de Marco & Tito, desenvolveu um programa para criar os caracteres do Amstrad. Assim, com este programa consegue-se ter as letras feitas pela Amstrad para o CPC464 em 1984.

Agora existem ferramentas na internet para editar letras mas, para o caso de aparecerem curiosos a querer mexer no programa e alterarem as letras, o Zé deixou também na pasta os ficheiros que usou para gravar os bytes das letras, assim como a listagem do loader escrito em BASIC Apascalado para divulgar esta linguagem.

Poderão vir aqui descarregar Letras Amstrad, mas quem pretender ver o programa a funcionar no Arca Lusitana, pode vir aqui.

Entretanto, e para aproveitar estes caracteres, fez uma adaptação de um pequeno jogo que um professor disse aos seus alunos para melhorarem. Este jogo era escrito em linguagem Csharp e o Zé adaptou-o ao browser. Deixámos-vos curiosos? Basta aqui virem.

Sem comentários:

Enviar um comentário