sábado, 1 de janeiro de 2022

Planeta Sinclair ZX Spectrum Game Awards 2021

 I

Esta cerimónia visa premiar a excelência dos melhores trabalhos na área do software de entretenimento, através de distintas categorias, como forma de reconhecer o mérito de todos os envolvidos no processo de criação de um jogo para o microcomputador ZX Spectrum.

II

A organização é da exclusiva responsabilidade e competência dos membros do Planeta Sinclair, em consonância com João Diogo Ramos, mentor e curador do Museu Load ZX Spectrum.

III

O evento ocorrerá a 29 de janeiro, com transmissão em direto no Museu Load ZX Spectrum, sendo os resultados oficiais disponibilizados, posteriormente, no seguinte endereço:

 https://planetasinclair.blogspot.com 

IV

Todos os jogos elegíveis a concurso foram disponibilizados, pela primeira vez, ao grande público, no ano civil transato à data do evento. Não são considerados os modificados, desaparecidos ou de anos anteriores: salvo exceção os que não tenham tido distribuição comercial e pública e que foram sujeitos a algum tipo de modificação, significativa, na codificação ou estrutura de jogo no ano a prémio em questão.

V

Serão permitidos, a concurso, todos os jogos que funcionem no hardware original do ZX Spectrum: 16K, 48K e 128K bem como jogos que necessitem de periféricos externos, para serem jogados, como são os exemplos de:  ROM Cartridge Interface, ZX Dandanator, DivMMC entre outros.

VI

Devido aos inúmeros títulos disponibilizado em 2021 haverá, primeiramente, entre os membros do Planeta Sinclair, uma pré-seleção dos melhores jogos que serão os nomeados de cada uma das categorias. Posteriormente decorrerá uma votação, pelo júri selecionado, como forma de apurar o vencedor correspondente de cada categoria. As categorias indicadas a prémio serão afixadas terceira semana de janeiro no seguinte endereço: https://planetasinclair.blogspot.com

VII

O júri será composto por elementos do Planeta Sinclair, bem como membros distintos, de vários pontos do globo, reconhecidos pela comunidade e pelo seu contributo, ao longo dos anos, no panorama do ZX Spectrum ou dos videojogos.  

VIII

Se um jurado tiver participação em algum dos jogos a concurso, no âmbito da: conceção, programação, criação gráfica ou composição sonora, por questão de idoneidade, ficará excluído de votar na(s) categoria(s) a que o jogo concorre. O seu voto será apenas possível nas categorias remanescentes.

IX

Para apuramento de um vencedor, na respetiva categoria, deverá haver um número mínimo de 3 votantes, para que o fator de atribuição do prémio seja o mais isento possível.

X

 Com menos de 3 votantes:

O vencedor deverá ser decidido pelo jogo que tiver a nota final mais elevada no Planeta Sinclair, para atribuição do prémio de categoria Principal ou Especial. Caso a pontuação seja similar, será somado o cômputo geral de todas as categorias, na atribuição da nota, excetuando a dificuldade, para obter o vencedor.

Se o prémio, a ser atribuído, for de uma categoria técnica será o jogo que tiver a nota final mais elevada, nessa categoria, na apreciação do Planeta Sinclair.

Empate com 3 ou mais votantes:

O vencedor será o jogo que tiver mais votos com 5 pontos. Se mesmo assim prevalecer o empate, será atribuído o prémio ao jogo com maior número de votações com 4 pontos… até ao máximo de mais votos com 2 pontos.

Na categoria GOTY o vencedor será o jogo que tiver mais votos com 10 pontos. Se mesmo assim prevalecer o empate, será atribuído o prémio ao jogo com maior número de votações com 9 pontos… até ao máximo de mais votos com 5 pontos.

Contabilizando todos os fatores de desempate (com menos ou mais de 3 votantes), e não sendo possível obter um vencedor, será considerado o empate e o prémio será atribuído ex aequo.

XI

Para uma categoria ir a votos e haver premiação deverão estar incluídos, no mínimo, cinco jogos de excelência, elegíveis a nomeação.

XII

Os jogos elegíveis nas categorias Técnicas, Principais e Especiais serão pontuados, por cada jurado, da seguinte maneira:

  • 1º Lugar: 5 pontos;
  • 2º Lugar: 4 pontos;
  • 3º Lugar: 3 pontos;
  • 4º Lugar: 2 pontos;
  • 5º Lugar: 1 ponto.

Os jogos elegíveis na categoria GOTY serão pontuados, por cada jurado, da seguinte maneira:

  • 1º Lugar: 10 pontos;
  • 2º Lugar: 9 pontos;
  • 3º Lugar: 8 pontos;
  • 4º Lugar: 7 pontos;
  • 5º Lugar: 6 Pontos.
  • 6º Lugar: 5 pontos;
  • 7º Lugar: 4 pontos;
  • 8º Lugar: 3 pontos;
  • 9º Lugar: 2 pontos;
  • 10º Lugar: 1 ponto.

XIII

No final será calculado a média aritmética para apurar o vencedor. Em caso de empate será aplicado o fator de desempate do ponto X.

XIV

Caso um jurado considere que dos títulos a votação, nas categorias: Técnicas, Principais e Especiais, não existem 5 jogos merecedores de levarem votos, o sistema pontual será o seguinte:

·       Com um jogo votado numa categoria: 1 Ponto;

Apenas Dois jogos votados numa categoria: 1 e 2 Pontos;

Apenas Três jogos votados numa categoria: 1, 2 e 3 Pontos…

Assim por diante até ao máximo de 4 pontos

Caso um jurado considere que dos títulos a votação, na categoria: GOTY, não existem 10 jogos merecedores de levarem votos, o sistema pontual será o seguinte:

·       Apenas um jogo votado na categoria: 1 Ponto; 

·       Apenas dois jogos votados na categoria: 1 e 2 Pontos;

·       Apenas três jogos votados na categoria: 1, 2 e 3 Pontos…

Assim por diante até ao máximo de 9 pontos

XV

Os 5 jogos mais votados, quer das categorias técnicas, principais e especiais serão os divulgados, durante a cerimónia, por ordem ascendente de votos. O da categoria de excelência, GOTY, contará com a divulgação dos 10 mais votados, também por ordem ascendente, que posteriormente serão convertidos no TOP 10 do Planeta Sinclair.

XVI 

Ao(s) criador(es) do título Vencedor de GAME OF THE YEAR será enviado um trofeu físico com a distinção de melhor jogo do ano, sendo também afixado um banner, no site do Planeta Sinclair, durante todo o ano de 2022, contendo a menção do título ganhador com atalho direto para a página do jogo.

CATEGORIAS A PRÉMIO

 TÉCNICAS

(Mestria por categoria no impacto e domínio no campo visual e sonoro) 

Melhor Ecrã de Carregamento: Premiação ao jogo que durante o seu carregamento apresentar o melhor ecrã original em pixel art;

Melhores Gráficos: Premiação ao jogo que no geral apresenta os melhores gráficos, animações, efeitos e tudo que tenha a ver com a componente gráfica do jogo;

Melhor Som: Premiação ao jogo que no geral apresenta as melhores músicas, efeitos sonoros e tudo o que tenha a ver com a componente sonora do jogo. O enquadramento da música e sons, no jogo em questão, também é um fator decisivo na escolha do premiado;

PRINCIPAIS

(Melhor jogo por categoria de um determinado género ou peculiaridade)

Melhor Aventura de Texto: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência, no campo da aventura e exploração, através da escrita de comandos de ação em texto no teclado.

Melhor Jogo Quebra-Cabeças / Perícia: Premiação ao jogo que oferece, principalmente, a melhor componente de destreza ao jogador ou envolva, na sua génese, a resolução de puzzles.

Melhor Jogo Aventura / Role Playing Game: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência no campo da aventura e exploração ou que envolva customização na evolução do personagem ou gestão de objectos.

Melhor jogo de Ação / Shoot’em’up: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência ao jogador assente unicamente em mecânicas de ação.

Melhor jogo de Plataformas: Premiação ao jogo que oferece a melhor experiência na componente pura de plataformas na ação do personagem. 

ESPECIAIS

(Premiação de um jogo numa determinada categoria abrangendo vários géneros e peculiaridades) 

Melhor Jogo em Basic: Premiação ao melhor jogo que foi programado, unicamente, com ferramentas assentes na linguagem de programação Basic / Boriel's ZX-Basic Compiler.

Melhor jogo oriundo de um país de língua oficial “espanhola”: Premiação ao desenvolvimento de software em países de língua oficial “espanhola”.        

Melhor jogo oriundo de um país de língua oficial Portuguesa: Premiação ao desenvolvimento de software em países de língua portuguesa.                                                                              

EXCELÊNCIA

(GOTY)

GAME OF THE YEAR: Jogo de excelência para o ZX Spectrum em todas as áreas de conceção, proporcionando a experiência mais gratificante do ano para o jogador.

7 comentários:

  1. Muito bem, os portugueses sempre na crista da onda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por nada (nem vou dizer o nome), mas tenho quase a certeza qual vai ser o próximo GOTY. Certamente que não será o PicaBUM!, pois infelizmente ele não poderá entrar a concurso este ano... :-(

      Eliminar
    2. eheh, aguardo pelo jogo ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, André por tu gran trabajo y dedicacion

    ResponderEliminar