sábado, 1 de abril de 2023

Tape for an'Eye (MIA)


Cruz Games é como quem diz, João Cruz e Francisco Cruz. Se viram o vídeo com as preservações que fizemos a 29 de Janeiro de 2023 no Museu LOAD ZX Spectrum, então saberão do que estamos a falar: a recuperação de dois jogos destes irmão, que já nem se lembravam deles. Foi uma autêntica surpresa, como podem aqui conferir.

Assim, em cima têm o ecrã genérico que acompanharia todos os jogos lançados por este duo. Conhecem-se o Tape for an'Eye e o International Remo (partilhamos daqui a uns tempos), mas sabe-se lá que mais pérolas irá o João desencantar na sua arrecadação. Já que o fizemos sair do sofá, agora tem que se aguentar e ver tudo o que anda lá por casa. E sabemos que não são apenas cassetes com jogos...

Tape for an'Eye foi desenvolvido em 1985 e apesar de ser em BASIC e simples, é bastante divertido. E se pensam que por ser desenvolvido nessa linguagem de programação, o jogo é lento, esperem até chegarem ao nível 6 (o último) e as vossas reacções serem testadas até ao limite.

O objectivo é muito imediato. Do topo do ecrã vai deslizando uma cassete até que chega a um ponto em que cai. Quando isso acontece temos que a apanhar com a caixa que se encontra na parte inferior. Se a apanharmos, juntamos mais uma ao nosso pecúlio e quando atingirmos as 16, passamos de nível. No entanto, se falharmos a recolha da cassete, sai uma das que amealhámos até ai, aumentando o desafio.

À medida que vamos avançando de nível, as cassetes deslizam de um ponto cada vez mais baixo. Vejam o ecrã em baixo, onde a cassete se encontra quase ao nível do solo. Apanhá-la implica reflexos muito rápidos e alguma intuição.

Podem vir aqui descarregar o jogo, desde já o nosso agradecimento aos irmãos Cruz por nos permitirem preservar e partilhar este jogo.

5 comentários:

  1. Gosto mais do cenário do jogo inglês "Towering Inferno".
    https://planetasinclair.blogspot.com/2023/03/towering-inferno-mia.html

    Mas nas outras coisas este jogo é muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos outro deles, o International Remo. Um estilo completamente diferente...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. EU não me canso de lembrar o quão notável é esta apaixonante determinação do André, na recuperação destas k7s para o Sinclair ZX Spectrum !!! Força de um verdadeiro Leão ! Estamos TODOS gratos por esta TUA dedicação. Quanto ao "mistério" do título do jogo, apesar de para NÓS ( irmãos Cruz ) uma vez mais ser óbvio, é novamente um "brincar" com as palavras do tema. Sendo necessário ter OLHO ( eye ) para os reflexos no objetivo e como o que está em causa é apanhar k7s ( tape ), o trocadilho é lógico, apanhar k7s com olho rápido = TAPE FOR AN'EYE ! Grande abraço do João Cruz

    ResponderEliminar