domingo, 4 de março de 2018

Elena - Nova linguagem de programação para o ZX Spectrum Next

A cena em torno do ZX Spectrum Next continua animada. Além de uma mão cheia de jogos em diferentes estados de desenvolvimento, vemos agitação também em outros campos de interesse, como por exemplo, nas ferramentas e ambientes de programação para esta plataforma. 

Recentemente foi anunciada Elena, uma nova linguagem de programação por Kevin Watkins, cuja designação foi buscar ao nome de sua esposa. Kevin aceitou o desafio pessoal de tentar trazer o universo da linguagens modernas, como C# e Java, para uma arquitectura de 8-bits. O Spectrum Next foi escolhido, como referência simbólica ao primeiro computador com que Kevin se iniciou na programação - algo que acreditamos que muitos programadores de uma "determinada" geração se identificarão certamente!

A sintaxe da linguagem Elena não soará estranha aos desenvolvedores de C# ou Java, mas por restrições óbvias relativas a uma arquitectura de 8-bits, não terá muitas das funcionalidades modernas e mais complexas destas duas linguagens. Não obstante, através da informação disponibilizada pelo autor no seu blog, a linguagem será orientada a objectos, com classes e tipos.

O compilador irá funcionar em 2 passos, primeiramente convertendo o programa Elena para a linguagem C, e posteriormente, usando o cross-compiler da poderosa ferramenta de desenvolvimento z88dk (que produz binários para máquinas Z80). O que a nosso ver trata-se de uma abordagem inteligente pois permite ao autor focar nas funcionalidades da linguagem Elena, sem se preocupar com os detalhes da compilação para assembly Z80, pelo menos para já.

O compilador ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, capaz de compilar programas em Elena, para o Spectrum Next, sendo que o autor está a trabalhar no sentido de melhorar o compilador e disponibilizá-lo para a comunidade, em open-source.


Por enquanto o autor publicou um vídeo de uma demo criada em Elena. O código-fonte da demonstração também foi disponibilizado pelo autor no seu blog. 

O Planeta Sinclair irá acompanhar atentamente esta e outras novidades, visto que a criação de novas ferramentas só enriquece a cena e abre portas a mais amantes da programação para poderem expressar a sua criatividade!

Sem comentários:

Enviar um comentário