sábado, 3 de março de 2018

Nextoid!


Nome: Nextoid!
Editora: NA
Autor: Lampros Potamianos
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Sim
Memória: Spectrum Next
Número de jogadores: 1

E foi aberta a Caixa de Pandora: os jogos para o Spectrum Next começaram a sair (devemos entender Nextipede, que já tem largos meses, apenas como uma brincadeira). E o primeiro que tivemos o privilégio de experimentar trouxe-nos inúmeras boas memórias da infância. É que Nextoid!, tal como o nome indica, não é mais nem menos que um clone de um dos grandes jogos que surgiram para o Spectrum, Arkanoid. De referir que o jogo ainda está em fase de testes e que poderá sofrer algumas correcções, ou, quem sabe, a adição de mais alguns níveis e funcionalidades.


Mas vamos primeiro à história. Nextoid é um nanorobô, injectado no corpo dos humanos doentes, estando armado com projécteis que fazem regredir a esclerose. Ao longo de vinte um níveis teremos que dirigir o robô pelas artérias para eliminar todos as plaquetas e conseguirmos tornar o humano novamente saudável.

Está dado o mote par um jogo que tem tanto de difícil, como de viciante. Se já conhecem Arkanoid, sabem do que aqui se trata: um tiro à parede muito sofisticado, onde assumem o controlo de um bastão que evita que a bola atinja a parte inferior do ecrã (se tiverem habilidade para isso), ao longo de vinte e um níveis de fino recorte (para já), e com a adição de dezenas de add-ons, nem todos sendo uma ajuda. Alguns são maquiavélicos, mesmo, nomeadamente aquele que nos troca os controlos. Depois temos os habituais nos jogos do género, alguns que aumentam ou diminuem o bastão, ou que diminuem ou aceleram a velocidade da bola, outros que nos permitem disparar contra os blocos, um particularmente interessante (killer) que leva tudo à frente, destruindo todos os blocos que atravessa de uma assentada, alguns que concedem vidas extra ou permitem logo passar de nível, enfim, uma grande panóplia deles, havendo muitos símbolos para serem decorados.


Por vezes aparecem também add-ons com pontos de interrogação. Estes poderão dar origem a qualquer um dos outros, havendo portanto o factor sorte com que contar. Aliás, este jogo, tal como Arkanoid já o fazia, traz à tona o dilema do macaco que apanha a banana por um buraco, mas que não consegue depois soltar a mão do buraco sem antes largar a banana. É que são inúmeras as vidas que perdemos para tentar apanhar um add-on, em detrimento da bola.

Mas não deixar a bola ultrapassar a parte inferior do ecrã não é a nossa única preocupação. A partir do segundo nível entram em cena os vírus e os seus incómodos excrementos, que deveremos evitar a todo o custo. Convém assim também tentar levar a bola a eliminá-los, doutra forma corremos o risco de morrer ingloriamente com um excremento em cima.


Nextoid! consegue também demonstrar todas as potencialidades do Spectrum Next. Gráficos e música de grande qualidade, e uma jogabilidade fabulosa, com uma graciosidade de movimentos apenas visto nas máquinas de 16 bits.

Para já, e para quem ainda não tem a versão completa do Spectrum Next, como é o nosso caso, terá que o jogar através de emuladores. E para isso são necessários alguns truques:
  1. Obter e instalar um emulador compatível com o Spectrum Next, nomeadamente o Specnext
  2. Ir ao site oficial do Spectrum Next e descarregar para o PC o pacote Next SD card V. 0.8 B
  3. Copiar os ficheiros CSpect.exe e ay.dll para o directório do Nextoid, que vem incluído no pacote referido no ponto anterior
  4. Criar no "Bloco de Notas", numa única linha: CSpect.exe -s14 -zxnext
  5. Gravar o ficheiro do ponto anterior como: Cspect.bat
  6. Fazer duplo clique no ficheiro que gravaram no "Bloco de Notas", carregando então o Specnext
  7. Finalmente carregar em "F2" ou "F2+Fn", dependendo dos computadores, e abrir o Nextoid!
Não é ainda um sistema simples, mas o que podemos dizer é que compensa largamente o prazer que terão com Nextoid!

Sem comentários:

Enviar um comentário