quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Vota B: Crónicas de uma Preservação Inesperada - Parte 1


Muitos dos jogos preservados por Planeta Sinclair são resgatados de cassetes que, ou foram adquiridas ao longo do tempo pela nossa equipa, ou cedidas gentilmente por leitores do Planeta para efeitos de preservação. Cassetes piratas ou de uso doméstico guardam, muitas vezes, pequenos tesouros que merecem a nossa atenção por serem parte de um pedaço de história.

Por vezes, alguns desses tesouros chegam-nos de onde menos esperamos. Um dos colaboradores de Planeta Sinclair decidiu reorganizar os seus backups que foram se acumulando ao longo dos anos, e por um acaso descobriu um ficheiro com um nome muito sugestivo, do ano de 2003, o qual fez o colaborador pensar que se tratasse de algumas das brincadeiras que pudesse ter feito na altura. 


Mas ao abrir o zip, a surpresa foi tal, pois nada do que estava lá era da sua autoria e o que logo chamou a atenção eram as datas dos ficheiros contidos no .zip serem do ano de 1994! O colaborador não foi capaz de se lembrar de onde copiou esse ficheiro .zip há 15 anos atrás, quanto mais imaginar que caminho esta cópia digital fez de 1994 até ao ano que acabou perdido algures num dos seus backups.


A equipe de Planeta Sinclair tomou conhecimento e logo viu que tinha em mãos umas preciosidades, e que mereciam o devido cuidado! Para mantermos a surpresa decidimos ocultar os nomes dos ficheiros, conservando alta a expectativa dos nossos leitores!

Como a emulação do ZX Spectrum se desenvolveu desde muito cedo, ainda o sistema mal se havia eclipsado, e já em 1994 existiam vários emuladores à disposição para o então sistema operativo mais usado recorrentemente, o MS-DOS. Emuladores como o JPP (de Arnt Gulbrandsen), o Z80 (de Gerton Lunter) ou o SPECTRUM (de Pedro Gimeno) eram de uso comum  e muitos jogos e programas foram preservados recorrendo ao formato mais comum na época, o snapshot da memória. 

Foi precisamente esta a primeira dificuldade: o formato dos ficheiros estão no formato .SP específico do emulador de Pedro Gimeno, e que caiu em desuso ao contrário dos formatos .sna e .z80 usados por outros emuladores da época.

Sendo difícil, senão impossível, abrir estes ficheiros .SP nos emuladores mais recentes, recorremos então a um velho utilitário, o SPCONV (que pode ser encontrado como utilitário do emulador JPP conforme se pode observar na imagem abaixo), e numa máquina virtual com DOS convertemos os ficheiros para um formato mais universal, o .Z80.  


Passado este obstáculo técnico, começou então a verdadeira descoberta do conjunto de programas e, logo de início, descobrimos o autor das preciosidades: Artur M. S. M. Se por um acaso do destino, o autor estiver a ler-nos, e quiser partilhar algo sobre estas suas criações, não hesite em contactar Planeta Sinclair!

Passemos então ao primeiro programa da nossa crónica: VOTA B

Trata-se de uma apresentação do programa de uma lista para a eleição da associação de estudantes da escola secundária n.º 1 de Abrantes no ano de 1986, e que provavelmente terá sido exibida durante a campanha, o que para aquele ano seria sem dúvida algo bastante chamativo.


A apresentação que demora pouco menos de 3 minutos, revela o plano de acção para as mais diversas áreas, desde a secção cultural, onde já naquela altura não poderiam faltar jornais desportivos, desde a angariação de fundos para iniciativas desportivas, entre outras actividades. 


No final da apresentação do programa de campanha, aparecem os nomes da lista com a imagem em alta resolução de Winston Churchill ao fundo (a escolha deste grande estadista não terá sido por acaso)! Os efeitos usados na apresentação, apesar de simples, certamente terão sido o suficiente para prender a atenção de um jovem adolescente em meados dos anos 80! Resta saber então se a apresentação inovadora fez da Lista B a vencedora da eleição!


Quanto ao programa do ZX Spectrum propriamente dito, este foi implementado em Sinclair BASIC recorrendo a algumas rotinas em código-máquina. Desconhecemos se havia um loading screen, mas podemos supor que poderá ter sido a imagem de Winston Churchill, posteriormente após o carregamento para uma área de memória, a fim de ser usada ao fim de cada apresentação.

E assim terminamos a primeira parte desta crónica. O ficheiro original no formato .SP pode ser encontrado aqui, e o ficheiro convertido por nós no formato .Z80 aqui. Na próxima semana abriremos mais um tesourinho que faz parte desta arca do tempo de Artur M. S. M.!

Sem comentários:

Enviar um comentário