sábado, 18 de agosto de 2018

Carlos Michelis




Nome: Carlos Michelis
Editora: World XXI Soft
Autor: Ariel Ruiz, Kulor, FrankT, Factor 6, Sergey Bulba, Shadow Maker, Mikhail Sudakov, Gennady Demidenko, Newart
Ano de lançamento: 2012 / 2018
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48/128 K
Número de jogadores: 1


O lançamento da expansão para um dos cenários de Carlos Michelis foi a desculpa que precisávamos para explorar um jogo que já tem seis anos de vida, mas que há muito queríamos experimentar, sabendo-se de antemão que este é daqueles que exige muito tempo disponível da nossa parte. E nem estamos a referir-nos a terminar as três missões (quatro, se contarmos com a expansão), pois para isso vamos necessitar de muitos dias.

Este é também daqueles lançamentos que cuida de todos os pormenores, desde a embalagem (para quem queira adquirir a versão física, a disquete tem um custo de 300 rublos - versão russa), a introdução, do melhor que já se viu para o Spectrum, até ao jogo em si, como iremos ver. Mas comecemos com a história, reproduzida de forma brilhante na introdução.



Ficam assim a saber que a filha do Presidente foi raptada por um mafioso (Alfredo Mafioli), que a encerrou numa fortaleza. Este ficou ressabiado por o Presidente ter rasgado um muito proveitoso contrato de armamento, e para o pressionar a reactivar o acordo, tirou-lhe a filha, inclusive torturando-a.

A fortaleza (variável, consoante o cenário), está muito bem guardada pelos lacaios de Mafioli, assim como por alguns robôs colocados em locais estratégicos. A única salvação é Carlos Michelis, que anos antes tinha sido um herói, salvando a Terra de perecer perante alienígenas e um holocausto nuclear. E como o típico herói que é, Carlos Michelis age sozinho, dispensando a ajuda de qualquer outra força de intervenção.

Depois de passarem a introdução (poderão ignorá-la carregando em "enter"), é-vos apresentado um menu, onde poderão escolher um de três cenários:
  1. Mansão de Mafioli
  2. Base Naval
  3. Base Aérea
Se optarem pela mansão, poderão então carregar a versão alternativa incluída na nova expansão, com cenários e objectivos diferentes, incluindo dois modos de terminar o jogo (modo combate e modo infiltração). A fazer lembrar o mítico Laser Squad, que também tinha vários cenários e uma expansão.



A mecânica do jogo é em tudo semelhante a Into the Eagle's Nest e ao mais recente The World War Simulator: Part II, embora com uma temática diferente. Têm assim que explorar todos os cantos da fortaleza e examinar as peças de mobiliário (por vezes rebentando-as), pois podem esconder itens valiosos. Mas o elemento estratégico também aqui toma lugar, pois terão que delinear muito bem o caminho que vão fazer, desde logo por o número de chaves e ferramentas que permitem abrir as portas serem em número limitado, mas também porque existe um tempo limite para cumprimento da missão e não se podem dar ao luxo de perder tempo a apreciar os cenários (por sinal bastante imaginativos).

Por vezes parece também que estão bloqueados em algum local. Terão então que pensar na forma de ultrapassar a situação. Será que uma banana de dinamite bem aplicada permite rebentar a parede, dando acesso a novas salas? E que tal uma "bazucada" valente, que rebenta qualquer parede incómoda e tudo o que esteja à volta, incluindo o próprio Carlos, se não estiver a uma distância segura? E será que as chaves e manuais das viaturas que encontramos pelo caminho terão alguma utilidade? São tudo questões laterais que vão ter que tomar em conta, se querem chegar ao fim de cada cenário.

Como se não fosse suficiente a fortaleza ser um autêntico labirinto, onde vão perder muitas horas a explorar antes sequer de começarem a aproximar-se do local onde a filha do Presidente se encontra encerrada, existem objectivos secundários a serem cumpridos. Pelo cumprimento de cada um, terão pontos extra:
  • Resgatar a filha do Presidente (objectivo principal): 100.000 pontos
  • Destruição da super-arma secreta de Mafioli: 70.000 pontos
  • Obter provas contra Mafioli: 40.000 pontos
  • Destruir os mísseis: 2.000 pontos cada 
  • Destruir robôs de defesa: 1.000 pontos cada
  • Matar guardas: 100 pontos cada
Caso consigam ultrapassar os 300.000 pontos, serão condecorados com a estrela de ouro, máximo galardão para quem conseguir trazer a filha do Presidente em segurança para o Ferrari (esta não deve muito à inteligência e tem tendência a deixar-se encurralar), destruir as armas e obter provas que coloquem Mafioli na cadeia. Doutra forma terão que se contentar com uma simples medalha, presumindo que não morrem no cumprimento do dever, claro.



Como poderão ver pelos muitos screenshots que fomos deixando, os gráficos são algo de fabuloso. Tremendamente coloridos, de cada vez que há uma explosão é um delírio de cores, sem ponta de colour clash, e uma melodia que para muitos é a melhor que alguma vez foi feita para o Spectrum. De facto, ao nível gráfico e som, Carlos Michelis leva nota máxima.

Por outro lado, embora o nível de dificuldade seja também muito elevado, não é de forma a tornar o jogo frustrante. Requerendo muita exploração, de cada vez que pegam no jogo conseguem avançar um pouco mais, tornando-o viciante.

Assim, o nosso conselho é que acelerem a obtê-lo, não se irão arrepender de forma alguma. E se não acreditam venham aqui experimentar a demo.

Sem comentários:

Enviar um comentário