quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Blasteroids


Nome: Blasteroids
Editora: Image Works
Autor: Teque Software Development
Ano de lançamento: 1989
Género: Shoot'em'up
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48/128K
Número de jogadores: 1

O nome não permite enganos, Blasteroids é uma conversão do popular jogo de arcada de 1979, Asteroids, e que muitos clones originou para o Spectrum. E este será porventura o melhor de todos, tendo sido lançado em 1989.

Para quem não conhece o original, aqui fica a história: controlamos uma pequena nave que se viu encalhada numa zona do espaço pejada de asteróides (e também algumas naves inimigas). Temos que destruir todos os pedaços de rochas para limparmos cada setor, e avançarmos para o seguinte. Os blocos maiores, quando atingidos por um tiro, dividem-se em dois, dificultando a nossa missão. E à medida que vamos avançando de setor para setor, vamos encontrando mais asteróides para limpar, começando também a aparecer naves inimigas que nos perseguem e tentam desgastar o nosso escudo de energia.

Desde logo Blasteroids apresenta muitas novidades relativamente ao original. Assim, é-nos permitido escolher inicialmente o nível em que queremos começar: fácil, médio, difícil ou dificílimo. Cada um dos níveis (ou galáxias, como preferirem) tem vários setores (9 ou 16) para serem limpos, e só depois de os limparmos todos, temos a possibilidade de defrontar Mukor, o Guardião dessa galáxia. Claro que só vencemos o jogo se conseguirmos limpar todos os setores das quatro galáxias.


Outra das novidades de Blasteroids está no tipo de nave que podemos controlar. Durante o jogo poderemos ir mudando de nave, tendo três tipos diferentes à escolha:
  • Speeder - muito pequena e rápida
  • Fighter - a melhor armada
  • Warrior - com as melhores defesas
Faz parte da estratégia de jogo irmos mudando de nave conforme as circunstâncias, pois ai vai residir uma boa parte do nosso sucesso, em especial nos níveis mais exigentes.

Poderemos também ir obtendo alguns add-ons (escudos, poder de fogo, velocidade, etc.), que nos são deixados quando destruirmos as naves inimigas ou Mukor, ou quando destruímos os asteróides vermelhos. Estes libertam cristais de energia que, depois de apanhados, ajudam a restabelecer o nosso escudo de energia.


Blasteroids é sem dúvida uma grande evolução de Asteroids. A nível gráfico consegue trazer uma lufada de ar fresco a um género de jogos que parecia já não ter nada a oferecer, a jogabilidade é muito boa, e os pequenos pormenores, tornam-se em pormaiores, e contribuí para uma experiência deveras positiva, tornando-se obrigatório para todos os shooters, mas também os que não são apreciadores do género irão ficar satisfeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário