domingo, 19 de maio de 2019

60 Programas para o ZX Spectrum (MIA)


Andava eu um destes dias por uma feira de antiguidades, quando vi uma curiosa cassete no meio de outras tantas (a maioria pirata) do Spectrum. Era uma cassete sem lombada, toda preta, apenas com uma etiqueta a dizer "Triudus 60 programas para o ZX Spectrum". Parecia até feito de modo artesanal, pelo que pensei que seria mais uma cassete gravada por um qualquer pirata nacional. Perguntei o preço: um euro. Siga! Mesmo que a cassete não esteja boa, o prejuízo não será grande. Aliás, a probabilidade de que estivesse estragada era grande...

Chego a casa e começo a correr a cassete. Incrivelmente tudo entra à primeira. Não eram sessenta programas, mas sim cinquenta e cinco. Vou então espiar os livros que tenho cá por casa e dou com o que está na fotografia acima. E de facto conferia, todos os programas estavam nesse livro, devidamente traduzidos para a nossa língua (excepto um deles). De qualquer forma, uma grande aquisição.

Passado uns tempos, à conversa com o Afonso Gageiro (que tantos programas nos tem arranjado ultimamente), apercebemo-nos que ele tinha a mesma cassete, embora a etiqueta fosse ligeiramente diferente. Mas a sua cassete tinha efectivamente sessenta programas (os últimos cinco que deixamos na pasta). Não sabemos se houve alguma falha por parte da Triudus (quem aparentemente lançou a cassete), ou se foram versões diferentes do mesmo lançamento. Duma forma ou doutra, esta é uma daquelas pérolas que tinha que ser obrigatoriamente preservada.

Para descarregar os sessenta programas, podem aqui vir.

2 comentários:

  1. Interessante ! Obrigado por disponibilizar os programas dessa fita !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prazer. Iremos continuar a disponibilizar programas ainda não preservados por bastante tempo 😉

      Eliminar