sábado, 4 de maio de 2019

The House on the Other Side of the Storm


Nome: The House on the Other Side of the Storm
Editora: NA
Autor:  Pablo Martínez Merino
Ano de lançamento: 2019
Género: Aventura de Texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Dos nossos vizinhos espanhóis chegou uma das mais terroríficas e difíceis aventuras de texto dos últimos tempos. Primeiro em castelhano (La Casa , al Otro Lado de la Tormenta), mas devido a inúmeras solicitações de fãs, Gareth Pitchford meteu mãos à obra e traduziu-a para inglês. E em boa hora o fez, pois esta é daqueles jogos que merece ser usado e abusado por todos, e não apenas por aqueles que têm afinidades linguísticas com a língua de nuestros hermanos.

Os tons fantasmagóricos fizeram-nos lembrar uma aventura que saiu o ano passado, que inclusive foi considerada por nós como jogo do ano: Unhallowed. Assim, não é de admirar que o nosso personagem possa contactar os mortos e ouvir os ecos do passado (é sempre útil tocar esses ecos, revelam-nos uma boa parte da história). Mas tudo começa a bordo de um pequeno barco. Esse é fustigado por uma tremenda tempestade e vamos parar a uma estranha ilha, povoada de seres, os pálidos, que são tudo menos amigáveis, fazendo lembrar histórias como a Noite dos Mortos-Vivos (George Romero, 1968).


E tal como no filme de Romero, a única escapatória é uma decrépita e abandonada casa, mas que nas circunstâncias em que nos encontramos parece ser porto seguro. Começamos então a sua exploração, e aos poucos vamos também revelando um pouco a história da sinistra família que ali vivia. O ambiente é sempre muito soturno e a isso também não ajuda os constantes risos maléficos de uma criança que vamos ouvindo ao longe. Para escaparmos com vida desta aventura teremos então que descobrir o codex que se encontra encerrado nas profundezas da mansão e desvendar o terrível segredo da família que habitava a casa.

A morte espreita em cada canto e são muitas as armadilhas à nossa espera. Mas o elevado nível de dificuldade apenas convida a persistir, pois os textos são esplendorosos (mais uma vez fazendo lembrar Unhallowed). O mistério adensa-se à medida que vamos deslindando alguns dos quebra-cabeças, mas queremos sempre ver o que se encontra a seguir, mesmo que isso leve a que alguma criatura maléfica nos sugue a alma até ao tutano e tenhamos que recomeçar a aventura.

Um razoável conhecimento da língua inglesa (ou castelhana, se optarmos pela versão espanhola) é requisito para se conseguir avançar, doutra forma escapa-nos o sentido de alguns textos. Convém assim estar-se munido de um dicionário, pois vamos encontrar algumas palavras menos comuns, mas nada que desmotive de chegar ao fim (se o conseguirmos).


A jogabilidade é excelente, mesmo quem não está habituado a este género de jogos consegue ir avançando pouco a pouco. Não sendo propriamente uma aventura indicada para principiantes, nem por isso esses a deverão colocar de lado, pois terão oportunidade de se embrenhar numa história bastante original e escrita como se de um verdadeiro livro se tratasse. Perante isso, imagens para quê? A imaginação é tudo o que precisamos para jogar The House on the Other Side of the Storm.

Obviamente que só poderíamos dar uma nota muito elevada a esta aventura, pois estamos seguramente perante um dos jogos do ano, quem sabe seguindo as passadas de Unhallowed...

Sem comentários:

Enviar um comentário