sábado, 19 de outubro de 2019

Aznar, the Sport Star


Nome: Aznar, the Sport Star
Editora: NA
Autor:  IvanBasic
Ano de lançamento: 2019
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

O concurso BASIC 2020 continua a dar-nos propostas, que apesar de programadas em Basic, conseguem muitas vezes superar as que utilizam exclusivamente código máquina. Isso mesmo acontece com o novo jogo de IvanBasic, recriando um género que fez história no Spectrum e que foi responsável por muitos teclados partidos e joysticks destruídos. Já estão a adivinhar do que se trata: um clone de Daley Thompson's Decathlon, simulador lançado em 1984 e que recriava as provas olímpicas do decatlo, baseando-se na maior figura da modalidade, Daley Thompson's (mais tarde deu origem a outros jogos do género). Na realidade de simulador pouco tinha, pois era quase exclusivamente um exercício de movimento do manípulo (ou das teclas) para a esquerda e direita, quanto mais rápido melhor, mas que era de facto divertido, daí o enorme sucesso que granjeou.

Já agora uma nota sobre o autor, IvanBasic, tal como o nome indica, especializou-se em jogos que utilizam o Basic como linguagem de programação. E nesse aspecto já provou que domina a linguagem, bastando olhar para Rompetechos, interessante aventura com elementos de cartoon e que apenas muito mais tarde a conseguimos terminar, ou mais recentemente Brain 8, um complexo labirinto, e que neste caso ainda estamos para ver o seu final. Portfolio de respeito que fala por si, portanto.

Uma outra curiosidade prende-se com a personagem usada no jogo, nada menos, nada mais, que José María Aznar, ex-Presidente do Governo da Espanha. Mas prestem bem atenção à figura e digam lá que com aquele bigode e penteado não se parece com outra figura? Há com cada coincidência... E porquê essa personagem? Porque Aznar era, por mais incrível que pareça, um líder desportivo e um exemplo de forma física, tendo decidido voltar aos bons velhos tempos. Para isso contratou-nos, para que consiga ultrapassar todos os testes e ser a personificação da música de Olivia Newton John, “Let me hear your body talk”.


Do jogo constam apenas cinco provas, não as dez do decatlo, mas as que existem já dão pano para mangas. São estas os 100 metros (corrida), lançamento do dardo, salto em comprimento, 50 metros livres (natação) e os 800 metros (corrida). Cada uma apresenta características diferentes, devendo-se também ter uma abordagem de jogo diferente.

Os 100 metros (ecrã em cima), tal como seria de esperar, é decidido ao sprint. Quer isso dizer que o que interessa é teclar o mais rápido e constante possível. Ao contrário do jogo que o inspirou, não existe uma sequência esquerda / direita (até porque como se sabe, Aznar não é muito virado para a esquerda). Há sim que se carregar numa tecla diferente de cada vez que se quer ganhar velocidade. O seu autor disse que não seria possível passar-se a marca dos 9.18 segundos, no entanto o facto é que já a conseguimos superar (em tentativas posteriores à que deu origem à imagem).


Segue-se o lançamento do dardo. Nesta modalidade convém ganhar-se uma boa velocidade (mesma estratégia utilizada nos 100 metros), mas ao aproximarmo-nos na linha de chamada teremos que pressionar a tecla de acção. Quanto mais tempo a tivermos pressionada, maior o ângulo de salto. Pela nossa experiência parece-nos que um ângulo a rondar os 45 graus será aquele que obtém melhores resultados.

A prova seguinte é o salto em comprimento, e é muito semelhante à do dardo. Tem que se obter uma velocidade inicial forte (medida pelo gráfico no canto inferior esquerdo, tal como em todas as provas), para antes da linha de chamada escolhermos o ângulo de salto. A avaliar pelos nossos resultados, estamos em forma.


O evento da natação fez-nos lembrar o de Hyper Sports, isso porque não só temos que manter uma cadência constante e rápida, mas porque periodicamente temos que carregar na tecla de acção para respirarmos. Dai que apareça uma segunda barra, agora no canto inferior direito, que nos indica quando teremos que parar para respirar.

Finalmente, o quinto e último evento é talvez aquele que menos nos caiu no goto, sendo substancialmente diferente de todas os outras (fez-nos lembrar a prova dos 1.500 metros de Run for Gold). Mais do que uma prova de velocidade e de rapidez nas teclas, é uma prova de estratégia, na qual se abusamos da velocidade, corremos o risco de ter cãibras. Deve-se assim manter uma velocidade moderada e um ritmo constante para se conseguir obter os melhores resultados, ou pelo menos chegar no tempo previsto, sem corremos o risco de desistência.


Para se conseguir ficarmos em forma, teremos que durante três rondas ultrapassar os objectivos definidos para cada uma das provas, e estes, naturalmente, vão aumentando de exigência à medida que vamos avançando. No entanto, se formos aos treinos, se tivermos a capacidade atlética e mental de um Cristiano Ronaldo, poderemos vir a ser um "The Special One" e conseguir chegar ao pódio, com direito a prenda da Olivia Newton John.

Como já perceberam, gostámos bastante deste jogo. Parece inacreditável aquilo que IvanBasic conseguiu fazer em Basic, Sim, convém não esquecer que a competição BASIC 2020 é destinada a jogos criados nessa linguagem de programação. Aznar, the Sport Star é refrescante, inovador na forma como foi re(criado), provocador e hilariante. Mas além disso, tem uma jogabilidade cativante e uma ingenuidade que apenas os primeiros jogos que apareceram para o Spectrum conseguiram ter.

É um dos principais, senão o principal concorrente a vencer a competição. E mesmo sem ter salto em altura ou salto à vara, IvanBasic elevou muito a fasquia. Será que os outros concorrentes vão conseguir superar esta prova?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Os leitores devem saber que André Leão tem oficialmente o segundo record em 100m, en 09:14 s, na modalidade de teclado de computador. O primeiro é 09.04 de R-Type (Spectrum Computing)

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh, sim, mas vou tentar fazer melhor que o R-tape (Dave Hughes). Obrigado por mais um excelente jogo Ivan :)

      Eliminar