domingo, 24 de novembro de 2019

Paracaidista Kerl!


Nome: Paracaidista Kerl!
Editora: NA
Autor:  Azimov
Ano de lançamento: 2019
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Já tínhamos dado conta de Paracaidista Kerl!, aquando do seu lançamento no curso de Basic de AsteroideZX. Entretanto, e dado o feedback positivo que o seu autor merecidamente teve, resolveu fazer umas modificações a apresentá-lo na competição BASIC 2020, na categoria Basic puro. E em boa hora o fez, pois apesar de estarmos perante um jogo muito simples, a fazer lembrar aqueles que apareceram no primeiro período do Spectrum (1982/1983), tem uma ideia bastante original.

Começamos o jogo a saltar num pára-quedas, parando apenas quando uma plataforma surge no nosso caminho. De cada vez que isso acontece, aterramos em segurança, mas ficamos sem um dos pára-quedas que temos em stock. São sete de início, e temos a hipótese de receber mais três de cada vez que caímos numa das caixas pretas (as caixas não podem ser empurradas ou saltadas), e mais quatro de cada vez que passamos de nível.

Azimov concedeu ainda algumas ajudas. Assim, temos cinco pás que permitem cavar um buraco na plataforma, permitindo continuar a cair (muito útil, até porque por vezes ficamos entalados entre duas caixas). As caixas brancas concedem mais duas pás, e de cada vez que passamos de nível, são adicionadas duas ao stock (com o máximo de nove). Finalmente, poderemos ainda acrescentar secções às plataformas através de tijolos, permitindo-nos cair em pontos mais aconselháveis. Começamos com cinco tijolos, e no início de cada nível são adicionados outros dois.

Foi contemplado ainda um elemento extra: periodicamente surge um disco voador que envia um raio, que tanto nos pode ajudar, abrindo brechas nas plataformas, mas que também nos pode matar, caso o raio nos atinja. Não convém assim ficar muito tempo a descansar à sombra da bananeira, ou seja, em cima da plataforma.


As plataformas surgem aleatoriamente, querendo isso dizer que o factor "sorte" é parte integrante do jogo, tendo em conta que não conseguimos ver aquilo que se passa nos ecrãs inferiores (no lado esquerdo têm a indicação de quantos espaços teremos que cair até chegar ao piso térreo - não compensa ir para as bordas laterais, pois nesse caso não caímos na plataforma onde se encontra a porta de saída). No entanto, apesar desse factor, exige alguma estratégia e ponderação (q.b., senão aparece o disco voador), pois ao conseguirmos ver algumas das plataformas que se encontram abaixo do ponto onde estamos, poderemos de alguma forma planear o caminho mais imediato, também tendo em conta o número de pára-quedas que ainda nos restam.

Assim, apesar da extrema simplicidade do jogo, Paracaidista Kerl! cativou-nos. Não tem obviamente um final, a ideia é tentar avançar no maior número possível de níveis. Porventura, quem espera um jogo ao estilo de Parachute, não o vai encontrar aqui. É preciso não esquecer o propósito com que foi criado, no âmbito de um curso de Basic. Nesse sentido o código-fonte também é disponibilizado, permitindo a todos poderem aprender olhando para ele, ou até proceder a modificações ao jogo.

Azimov está mais uma vez de parabéns, pois com tamanha simplicidade consegui criar um desafio interessante e que não o envergonha perante os restantes jogos a concurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário