segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Como emular o FDD no Fuse?


Esta é a questão que respondemos hoje, e graças ao Ricardo Reis. Mas antes vamos desvendar um pouco a história que levou a que sentíssemos a necessidade de emular o FDD.

Há cerca de um mês deparei-me com uma oportunidade irrecusável: adquirir um FDD + Interface, que já procurava há muito. Na altura ainda não o sabia, mas a vendedora tinha ainda em sua casa 23 disquetes com material pertencendo ao seu pai, Edmundo da Assunção, que de forma amadora criava programas em Basic. Palavra puxa palavra e a vendedora falou nas disquetes e em como ficaria contente se recuperássemos o seu conteúdo, pelo que também nos cedeu as mesmas. Infelizmente o FDD ainda não estava operacional (o Interface tinha queimado, possivelmente devido aos muitos anos sem ter sido usado), mas esteticamente o material encontrava-se impecável.

O Ricardo Reis tomou então em mãos a tarefa de preservação das disquetes, criando os ficheiros digitais (que já os temos). No entanto, como lê-los, não tendo uma FDD? E então, por portas e travessas, o Ricardo lá descobriu como o fazer nos emuladores e até criou um tutorial para o efeito, que agora partilhamos, para que todos consigam ler estes ficheiros.

Torna-se assim simples de transformar o Fuse numa unidade FDD, lendo os conteúdos das disquetes. A tarefa seguinte será transformá-las em ficheiros .tap, para que possam ser lidos em qualquer emulador. Não será possível fazê-lo em todos, mas aqueles que conseguirmos, serão partilhados com a comunidade (salvo os que têm material pessoal pertencente ao seu antigo dono). E desde já vos podemos assegurar que há muita coisa apetitosa nestas disquetes, com muitos MIA's e homebrew nacionais...

Para já, e enquanto não começamos a partilhar este material, poderão descarregar o excelente tutorial elaborado pelo Ricardo Reis, assim  como o sistema operativo TOS em formato .dsk, que poderá ser necessário para se poder usar o emulador em toda a sua glória.

Poderão aqui descarregar o tutorial, aqui poderão descarregar o sistema operativo, e poderão aqui vir buscar o manual do FDD, para começarem a entrar neste sistema operativo (caso não o dominem já).

Sem comentários:

Enviar um comentário