terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ernesto's Adventures


Nome: Ernesto's Adventures
Editora: NA
Autor: Outsiders & NedoPC
Ano de lançamento: 2019
Género: Estratégia
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K / 128 K
Número de jogadores: 1

A competição Yandex Retro Games Battle 2019 também deu a conhecer novos jogos de estratégia / quebra-cabeças. E este até tem uma história a condizer, além do programador ter tido a simpatia de colocar a opção bilingue (também em inglês), doutra forma dificilmente conseguiríamos perceber o jogo.

Assim, numa pequena cadeia montanhosa, os monstros das cavernas começaram a aterrorizar os moradores locais e a roubar os seus animais de estimação. No entanto, no meio dos moradores existia um mais valente e temerário, de seu nome Ernesto. Este decidiu que deveria negociar com Maraken, o Rei da caverna, para que os monstros não entrassem na vila. Ernesto vestiu a armadura do pai e meteu-se a caminho das escuras cavernas escuras, recheadas de monstros e armadilhas, mas também de tesouros, armas e poções regeneradoras. E sabem que mais? Vocês são o Ernesto...

A nossa aventura na pele de Ernesto começa na primeira das cavernas. Temos hipótese de escolher o local de partida (uma das duas portas existentes), sendo o objectivo chegar à outra porta. Esta será a primeira opção a tomar, e se no primeiro dos cinco níveis existentes não é factor fulcral para o sucesso da caminhada, o mesmo não se passa nos níveis seguintes, onde uma má escolha inicial poderá inviabilizar o resto da empreitada.


Depois de seleccionado o ponto de partida, há que planear o caminho. Como é da praxe, o caminho mais curto não é normalmente o mais indicado. Apesar de haver inúmeras hipóteses de se conseguir chegar à porta de saída, há que tentar conseguir obter o máximo de recursos e vantagens possíveis desde logo, pois mais à frente, em níveis mais avançados irão fazer falta. E quais são os recursos e tesouros que se podem apanhar? Em primeiro lugar os mais importantes, aqueles que nos regeneram e permitem que se possa avançar, derrotando os inimigos. Temos assim, entre outros, o antídoto, que concede imunidade e cura o veneno, o kit de primeiros socorros (restaura a energia) e as ferramentas que desactivam as armadilhas. O feiticeiro é muito importante, pois é aquele que nos indica quais as grutas que têm armadilhas e que não poderemos passar, doutra forma corremos o risco de morremos na praia, ou na caverna, para sermos mais precisos.

Existem depois tesouros que apenas deverão ser apanhados se para isso não delapidarmos a nossa saúde. São arcas cheias de moedas, moedas avulsas, diamantes, e um andarilho que tanto pode dar moedas, energia, se estivermos com sorte, ou nada, se não cairmos nas suas boas graças.

Os inimigos são também variados, uns mais perigosos que outros. Temos assim a aranha, a cobra (que também injecta veneno), e em níveis mais avançados outros bem mais perigosos que imediatamente nos matam. Quando lá chegarem, rapidamente irão perceber do que se trata.

Finalmente existem as cavernas. Estas são uma incógnita até passarmos por elas, ou o feiticeiro indicar que estão armadilhadas. Temos obrigatoriamente que percorrer algumas, portanto é bom não abusar da sorte.


A mecânica de jogo é então muito simples: controlamos uma seta que indica o local para onde Ernesto deve seguir, sendo sempre um ponto adjacente onde se encontra. Colocando a seta no ícone para onde vamos, é-nos dada a indicação das suas características. Sabemos assim quase sempre com o que podemos contar, e qual o caminho mais seguro a trilhar.

Também referimos que o caminho mais curto não é o mais indicado. Isso porque se não formos aumentando as nossas capacidades e energia ao longo dos níveis, quando chegarmos ao último, o quinto (ecrã em cima), não conseguiremos chegar ao portal de saída. Combater os inimigos é obrigatório em alguns pontos, e se por um lado estes aumentam as nossas capacidades ("skill"), por outro roubam-nos energia. Faz então parte da estratégia conseguir arranjar este ponto de equilíbrio.

O jogo é bastante interessante, em especial para quem gosta do género, e se pontos fracos temos a apontar só o facto da melodia apenas aparecer no início (não acompanha a acção), e apenas ter cinco níveis, limitando bastante a longevidade. Não será fácil conseguir derrotar o inimigo final, e mais do que se atingir o nível 5, é atingir-se com energia suficiente que permita chegar à porta de saída (necessitamos de pelo menos quatro corações preenchidos, como em cima). Depois da vitória final, bem, parte-se para outro jogo. De qualquer modo existe bastante potencial para o seu programador construir mais níveis, caso esteja para ai virado (existe ainda muita memória disponível para se criar mais cavernas).

Sem comentários:

Enviar um comentário