segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Woot! 2019


Já nos habituámos na época natalícia a ter a Woot! para ler (e jogar), e Dave Hughes voltou-nos a fazer a vontade. Assim, depois da Woot! 2016 (que nos deu a conhecer este magazine), Woot! 2017, que nos trouxe, entre outros, Sokob-XXX e Santos' Xmas Adventure, ambos de Dave Hughes, e finalmente a Woot! 2018, que incluía Buzzsaw (DIM SUN edition), SuperMoritz, AGD Compendium, Irmãos Feijoca (traduzido por nós para português), e a demo de Varina, chega a mais recente edição, bem a tempo da consoada de Natal.

A "revista" vem mais uma vez recheada de prendas boas, e vai levar bastante tempo até conseguirmos digerir tudo conveniente. A primeira parte não é mais que a introdução para o que se vai encontrar nos restantes capítulos do magazine, mas mesmo assim inclui reviews (uma delas da autoria do Rev. Stuart Campbell - Your Sinclair, outra de Alessandro Grussu), entrevistas loucas, um artigo sobre a Sinclair A-Bike e mais algumas efemérides. Com as teclas "O" e "P" poderemos ir avançando ou voltando atrás nas páginas.


A segunda parte do magazine, Desert Island Screen$ remete-nos mais uma vez para os tempos da YS, quando convidavam os leitores a escolher uma selecção de jogos para levarem para um ilha deserta, assim como para os cartoons muito afamados dessa ilha. Inclui então dezenas de cartoons e pequenas histórias, qual delas a mais hilariante, recheadas de referência a heróis e vilões do Spectrum. Nota-se um humor cáustico que faria os Monty Python corar de vergonha. Fabuloso, é o mínimo que se pode dizer...


Chegamos então à terceira parte ansiando para ver que novas surpresas Dave Hughes e a sua equipa reservaram. Recriaram então um quiz, fazendo lembrar uma altura de final dos anos 80 em que todos os meses saiam novos jogos com a conversão de shows da televisão. O nome do jogo é Jeremy ZXman's Speccy, figura fictícia mas que não diferia muito das que apresentavam os concursos da época. São 75 perguntas relacionadas com o Spectrum, e vale a pena ir até ao fim, nem que seja para ver o sorriso de Jeremy.


Finalmente, a última parte da cassete contém os jogos e outros pequenos programas criados, não só por Dave Hughes, mas também por outras figuras bem conhecidas da cena Spectrum. Bob Fossil, AsteroideZX, Ivan ZX são nomes que regularmente vemos mencionando em Planeta Sinclair. Mas não poderíamos deixar de puxar a brasa à nossa sardinha referindo então três jogos que iremos tratar à parte: Sprouty, do próprio Dave Hughes, que traduzimos para português, a nova aventura de Moritz, da equipa Team Moritz (que inclui Pedro Pimenta), e Joe Blob (cuidado com a entoação), de Ronan McEvoy, com ecrã de Andy Green e a remasterização por parte da Espectroteam, isto é, Filipe Veiga na programação, Pedro Pimenta na Música, Mário Viegas na concepção e arte, e eu, bem, eu aproveito-me dos créditos alheios. Brincadeiras à parte, vale a pena correr todos os programas, são horas e horas de divertimento que vão fazer as delícias nesta quadra natalícia...

Quanto aos restantes programas, 5 Rings é uma engraçada e assustadora aventura gráfica, Chrismagic Dot um jogo de habilidade a fazer lembrar alguns de Pete Cooke, CracFac, outro jogo que mete alguma habilidade pelo meio, JSW 12 Room Mini, tal como o nome indica, um mini Jet Set Willy criado pela Jet Set Willy and Manic Miner Community, Papa Noel, outra aventura gráfica, desta feita da autoria de IvanZX, Sploids é um original quebra-cabeças a exigir reacções rápidas, e finalmente, The Day Before The Day the Earth Stood Still, mais um divertido jogo de AsteroideZX, cativante como apenas os primeiros jogos em Basic conseguiam ser.

Podem aqui descarregar a Woot! 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário