quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Contas Correntes (MIA)


A Triudus era conhecida por ser um dos principais retalhistas de computadores e componentes informáticos em Portugal, com várias lojas em Centros Comercias carismáticos de Lisboa (Alvalade, Terminal, Fonte Nova e Amoreiras), e que juntamente com a Landry, foi uma das responsáveis pela grande expansão do Spectrum no nosso país. Além disso, durante vários anos apadrinhou o suplemento MicroSe7e, premiando os leitores com cassetes e material informático. Também esporadicamente foi patrocinando outras iniciativas, como o concurso “Basicando”, uma iniciativa que envolvia o jornal A Capital e a própria Triudus.

A marca não estava vocacionada para a produção de software original, no entanto conseguimos encontrar algumas curiosidades, como o utilitário “Contas Correntes”, vendido em disquete para o Sinclair +3, que permitia termos em nossas casas ou empresas um ERP arcaico, mas inovador, tendo em conta a altura em que foi lançado (1987). Aliás, a Triudus especializou-se também na comercialização de disquetes com jogos piratas (chegavam a ter até seis jogos, tantos quanto a capacidade de memória da disquete o permitisse), sendo frequente encontrados na posse de coleccionadores, o que dá a entender que tiveram distribuição massiva.

O Ricardo Reis entretanto pegou na nossa disquete e conseguiu preservar o seu conteúdo, criando um ficheiro .dsk que poderá ser lido pelos emuladores em modo +3. Poderão aqui descarregá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário