sábado, 1 de agosto de 2020

Restantes programas de Domingues Silva (MIA)

Certamente estão recordados de na semana passada termos disponibilizado História de Portugal, jogo lançado pela Avlisoft, isto é, Domingues Silva (já antes havíamos recuperado Biorritmo deste programador). Entretanto temos estado em contacto com o próprio, que confiando em nós, nos fez chegar duas cassetes com mais programas criados por si.

Os primeiros programas agora preservados datam de 1983 e estavam relacionados com a contabilidade, nomeadamente “Análise / Balanço”, “Diário de Operações Diversas” e “Conta Corrente”, sendo que este ultimo teve uma segunda versão lançada um ano depois.

Ainda em 1983, Domingues Silva lançou mais dois programas. O primeiro deles, “Ficheiro 100”, é uma base de dados que, tal como o nome indica, permite a inclusão de até 100 entradas. Os computadores não estavam massificados como hoje em dia, e a maioria das pessoas utilizavam uma vulgar agenda para manter os seus registos actualizados, nomeadamente moradas, números de telefone, e outra informação relevante. 

O segundo programa tem um cariz diferente. Assim, “Geografia” apresenta um mapa com os 18 distritos de Portugal Continental. Carregando-se na tecla respectiva indicada no ecrã somos direccionados para um outro, contemplando informação mais específica sobre cada distrito. Poderá ter sido uma ferramenta preciosa para os estudantes da época.


A partir daí, Domingues da Silva deixou de colocar a data nos seus programas, pelo que se torna difícil de identificar a ordem com que foram lançados. Muito provavelmente foram todos criados em 1984, apresentando temáticas variadas, mas tentando sempre conjugar o lúdico com o educativo.

Em “Bolsa” é simulado o movimento da Bolsa de Valores ao longo de 12 sessões. Iniciamos o jogo com 200 contos e nenhum título em carteira, e podemos comprar e vender títulos ao longo das sessões, sendo fornecida informação relevante sobre os mesmos. O objectivo é conseguirmos no final ter a melhor rentabilidade possível, tendo em conta o capital inicial que nos foi concedido.

Do seu portfolio consta ainda “Planisfério”. O programa é meramente educativo, tendo semelhanças com “Geografia”, mas ao invés de fornecer informação sobre o nosso país, abrange todo Mundo, contemplando os dados referentes à Capital, número de habitantes e superfície de cada um dos países dos cinco continentes.

Domingues Silva disse-nos ainda que tem uma vaga memória de ter ainda criado um outro programa de geografia, indicando os principais rios e serras de Portugal. Aliás, a cassete com “Geografia” estava gravada dos dois lados, embora um deles, infelizmente, não estivesse legível. Seria a segunda parte de “Geografia”? Talvez um dia venhamos a saber, no entanto, se alguém tiver informação adicional, por favor entre em contacto connosco.

Poderão descarregar aqui todos os programas de Domingues Silva. Na próxima semana já retomamos as actividades normais do Sábado, isto é, a preservação de programas da Astor Software e Timex.

Sem comentários:

Enviar um comentário