segunda-feira, 26 de julho de 2021

40 anos desenhando aventuras - Renato Degiovani

Hoje foi iniciada a pré-venda do novo livro "40 anos desenhando aventuras" de Renato Degiovani (*), pioneiro e criador brasileiro de videojogos (como o clássico "Amazônia"), onde é descrita a trajectória de 40 anos de dedicação às narrativas interactivas.

A evolução do hardware, as questões de cunho social e cultural, os costumes, crendices e folclore brasileiros são abordados do ponto de vista do autor, desde o seu primeiro contacto com a Informática no início da década de 80, quando descobriu o mundo das aventuras de texto.

O impacto das máquinas Sinclair no trajecto do autor pioneiro é referido nos primeiros capítulos do livro que conta também com uma segunda parte ilustrada, sobre os conceitos teóricos de criação de narrativas interactivas, e um anexo sobre a ferramenta Gênesis, a versão moderna do Sistema Editor de Adventures usado na criação das aventuras clássicas do Renato.

O dia de hoje também marca a entrada oficial da Bitnamic Software no mercado editorial de língua portuguesa com o primeiro livro da Coleção Micro Sistemas, que se dedicará aos temas de tecnologia, videojogos e história da computação. Será também o primeiro de uma sequência de livros de autoria de Renato e outros autores convidados.

Fruto da parceria cada vez mais sólida entre a TILT online e a Bitnamic Software, este livro estará à venda em território brasileiro, com planos para uma edição portuguesa ainda sem data de lançamento definida. 

(*) Renato Degiovani, além de pioneiro dos videojogos brasileiros, é também designer por formação académica plena, com formação em fotografia, gravura, fotogravura, fotojornalismo, marcas e logotipos, e principalmente em processos alternativos de comunicação visual e por texto.

2 comentários:

  1. Infelizmente não é possível encomendar internacionalmente :(

    ResponderEliminar