sexta-feira, 30 de julho de 2021

Guia dos Jogos Portugueses para o Spectrum


Já o tínhamos anunciado há cerca de três semanas: o Guia dos Jogos Portugueses para o ZX Spectrum estaria para breve. Ao longo dos últimos anos temos vindo a trabalhar na preservação de muitos MIA's, uma boa parte deles portugueses. O conhecimento que passámos a ter daquilo que se fez em Portugal desde 1982 para os computadores Sinclair, cresceu de forma desmesurada. Basta dizer que das poucas dezenas de programas que se conhecia há 10 anos, neste momento temos uma base de dados com perto de 700 programas. E ainda muitas estão por serem descobertos. Além disso, não estamos a contar com as centenas de type-ins ou pequenos programas de origem duvidosa, isto é, que não estamos seguros que não sejam plágio.

Esta foi uma das razões que nos levou a desenvolver um pequeno guia, com perto de 100 páginas, contemplando alguns dos jogos mais emblemáticos que foram criados no nosso país, indicando ainda aqueles que mais procuramos, ou porque ainda não estão preservados, ou porque estando, não existe o ficheiro .tzx, ou ainda, no caso de City Connection, porque falta a versão 128K. 

Ficamos também assim a ver que no nosso país se fez muito mais que o Paradise Café. É ingrato os estrangeiros olharem para nós como os parolos que apenas souberam fazer um jogo medíocre, com violações e venda de droga à mistura. Talvez agora possamos limpar um pouco esta imagem e mostrar aos estrangeiros que também se fez (e continua a fazer), muita coisa boa por cá.

Vão reparar que cerca de 10 jogos não se encontram ainda disponibilizados pela comunidade. Alguns sê-lo-ão em breve, outros mais à frente (depois de limarmos algumas arestas), mas outros não temos autorização, e logicamente não iremos colocar em Planeta Sinclair. Além disso, contamos já no próximo mês conseguir preservar um ou dois da lista de MIA's que procuramos.

Por outro lado, optámos por não identificar o autor de alguns jogos. Isso porque os seus autores preferem preservar a sua privacidade, permanecendo anónimos. Vamos também obviamente respeitar a sua vontade.

Mas sem mais demoras, poderão vir aqui descarregar o Guia dos Jogos Portugueses para o Spectrum. Contamos em breve anunciar uma outra novidade "bombástica".

14 comentários:

  1. Excelente trabalho André.

    Uma compilação de jogos muito interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Bruno, esperemos que incentive as pessoas a procurarem MIA's nas suas cassetes :)

      Eliminar
  2. José Manuel Domingues Silva31/7/21 13:12

    Mais uma vez apresento os meus parabéns a André Leão por este excelente trabalho.
    Grande abraço.
    Avlisoft

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo, parte deste sucesso também é da sua responsabilidade... ;)

      Eliminar
  3. Guia que se espera que cresça cada vez mais com os novos lançamentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais, esta é apenas a v1. Em Agosto espero ter mais um MIA de peso :)

      Eliminar
    2. eheheh, who knows... ;)

      Eliminar
  4. Vai ser uma boa referência.

    ResponderEliminar
  5. Excelente. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, isto vai ser um processo dinâmico. Já hoje arranjei um novo para incluir no guia, numa futura v2 :)

      Eliminar