sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Oil Panic


 Nome: Oil Panic
Editora: Menyiques Soft
Autor: Menyiques
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Depois de Battle City, jogo que apresentava algumas lacunas, dissecadas na análise que fizemos aquando do lançamento do jogo, Menyiques traz-nos um novo desafio, e apesar de ser menos complexo que o primeiro, na nossa opinião está melhor implementado.

Oil Panic não será estranho para quem está familiarizado com as populares Game & Watch, da Nintendo. Assim, o jogo recria a versão que saiu em 1982, na altura introduzindo pela primeira vez o ecrã duplo. O jogo é passado num posto de combustíveis com três andares. No piso superior, um cano tem uma fuga e vai pingando gotas de óleo. Nós assumimos o papel do trabalhador que tem que recolher as gotas com um balde, despejando-o antes que transborde, num tambor que é carregado por um outro funcionário no piso de baixo, e que se vai movimentando entre a esquerda e a direita. 

Se deixarmos alguma das gotas de óleo por apanhar, ou se o balde transbordar (suporta apenas três gotas de óleo), temos uma mancha no currículo. Se isso acontecer três vezes, o jogo termina. Por outro lado, se em vez de despejarmos o óleo no tambor, carregado pelo tal funcionário que se vai deslocando no piso de baixo, e o vertermos por cima dos clientes que se encontram no piso térreo, temos também uma penalização. Se isso acontecer três vezes, mais uma vez perdemos o jogo. Na prática, podemos deixar o óleo por apanhar ou despejar no local errado, duas vezes para cada uma das situações, antes do jogo terminar.  

De cada vez que apanhamos uma gota de óleo, e também quando despejamos o óleo no tambor, a pontuação aumenta (recebemos mais pontos se despejarmos três gotas de uma só vez). À medida que vamos avançando, a velocidade a que o óleo cai também aumenta. E quando ultrapassamos uma determinada pontuação (por volta dos 465 pontos), a velocidade do nosso funcionário também aumenta, na prática tornando-se praticamente incontrolável (rapidamente perdemos o jogo quando isso acontece, pois com tamanha rapidez, não se consegue levar o funcionário para o ponto pretendido).

Assim, embora esta versão não seja uma conversão exacta da Game & Watch da Nintendo, até à fase em que a velocidade do funcionário aumenta abruptamente, o jogo é bastante divertido. Merece assim que se passe algum tempo com ele, e embora não seja uma versão perfeita (pelas razões já apontadas), vale a pena vir aqui descarregar e dar uma pequena contribuição ao seu autor.  

Sem comentários:

Enviar um comentário