segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Invasión Klingon


Nome: Invasión Klingon
Editora: NA
Autor: Gomio
Ano de lançamento: 2022
Género: Estratégia
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1
Memória: 48 K
Link para descarga: Aqui

Invasión Klingon é um remake de um jogo que já apareceu inúmeras vezes para o ZX Spectrum, com maior frequência nos primeiros anos de vida deste computador. Esta situação não é de estranhar, pois apesar da sua aparente complexidade, o desafio não era exigente em termos gráficos ou de som, podendo ser escrito em Basic, sem que isso o penalizasse ao nível da jogabilidade. Aliás, decorrendo a acção "por turnos", não é exigido uma grande fluidez ao nível dos movimentos. Sob este paradigma, Gomio desenvolveu uma nova versão, que apesar de não trazer nada que outras versões não tivessem já incluído, revisita-se sempre com prazer, ainda mais quando o jogo está bem implementado, como é aqui o caso.

A história diz-nos que estamos aos comandos da USS Enterprise (essa mesmo, a de Star Trek). A missão é repelir a invasão Klingon, daí o título do jogo, que poderia muito bem ser apenas Star Trek, como muitas das versões passadas. Mas adiante... Para conseguirmos completar a missão, temos que destruir um determinado número de naves inimigas (o número de naves existentes em cada missão é aleatório), em 30 dias (ou unidades de tempo). Existe ainda um número aleatório de bases, que nos permitem recarregar e reparar os danos.

A acção é toda passada no canto superior esquerdo do ecrã, onde nos é mostrado parte do universo visível (um quadrado de 8X8 peças), que por sua vez faz parte de um universo de 8X8 quadros como esse. Ou seja, temos 64 quadros contemplando as naves Klingon, as bases e as estrelas que bloqueiam o caminho. 

No canto inferior esquerdo estão expostas as várias acções possíveis, num total de nove, que inclui a movimentação da nave, mapas macro e micro, activação de escudos de defesa ou o ataque às naves inimigas com diversos tipos de munições. Temos assim que seleccionar aquela que é mais indica a cada situação / quadro, como seja a busca das naves inimigas ou base, ou quando nos encontramos com os adversários, dispararmos contra esse, defendermos a nossa nave, ou até fugirmos, se não tivermos outra opção. 

Assim, quem já conhece o jogo, irá ficar satisfeito com esta versão, bastante fluída e atractiva graficamente, nos tons de verde a fazer lembrar as origens deste jogo. No entanto, peca por apenas estar em castelhano, e se para os portugueses isso não é problema, que entendem perfeitamente os textos, duvidamos um pouco do alcance que possa ter junto da restante comunidade que não domine a língua. De qualquer forma, é um jogo interessante e a experimentar, e fora do género que é desenvolvido ultimamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário