domingo, 27 de fevereiro de 2022

Mine Sweeper


Nome: Mine Sweeper
Editora: NA
Autor: Jbizzel
Ano de lançamento: 2022
Género: Puzzle
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1
Memória: 48 K
Link para descarga: Aqui

Quem não fez uns intervalos no trabalho ou no estudos para jogar ao Campo Minado, que atire a primeira pedra...

Pois, Minesweeper, ou Campo Minado, como é conhecido por cá, é dos mais antigos e populares videojogos. E claro, não podiam faltar versões para o ZX Spectrum, alguma delas a aparecerem após a primeira época dourada. Assim, foi sem grande surpresa que vimos aparecer mais uma versão.

As regras do Campo Minado são muito simples. O tabuleiro é dividido em casas, com as minas distribuídas aleatoriamente. Para se vencer, é preciso revelar todas as casas que não contêm minas, para isso clicando por cima delas. Quando o fazemos, duas coisas podem acontecer: se tivermos o azar de clicar por cima de uma mina, o jogo termina, como seria de esperar. Se por outro lado, essa casa não contiver nenhuma mina, revela um número, sendo este o número de minas que se encontram nas casas adjacentes. A partir dai, com alguma estratégia, mas também com alguma sorte à mistura, conseguimos determinar as casas que contém minas. Sempre que suspeitamos que uma casa contenha uma mina, podemos marcá-la com uma bandeira, por forma a que não corramos o risco de mais à frente inadvertidamente clicarmos sobre ela.

Para que não fosse uma versão igual a tantas outras que já apareceram, o programador contemplou algumas novidades. Assim, além da sempre útil opção para redefinir as teclas, temos a possibilidade de escolher o nível de dificuldade, entre cinco hipóteses possíveis. O nível mais fácil apresenta um tabuleiro com poucas minas, sendo o ideal para os iniciados. No entanto, para aqueles que já dominam o jogo, aconselha-se o nível 5. Este sim, é bem durinho, e só com muita sorte se consegue encontrar todas as minas, pois inevitavelmente haverá situações em que mesmo com a indicação das minas existentes nas casas adjacentes, teremos que apostar na sorte, não sendo possível determinar-se exactamente onde as minas se encontram. 

Os gráficos são meramente funcionais e mais não era necessário. Tal como a música, também inexistente. Este é um desafio meramente cerebral e é importante estarmos concentrados, pelo que qualquer estímulo externo apenas iria contribuir para nos distrairmos.

Jbizzel fez aqui um bom trabalho, sendo garantia de divertimento para um bom par de horas...

Sem comentários:

Enviar um comentário