domingo, 20 de fevereiro de 2022

Basket


Nome: Basket
Editora: NA
Autor: Carlos Baia, Paulo Marques
Ano de lançamento: 1989
Género: Estratégia
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Tomámos conhecimento pela primeira vez de Basket, quando o Mário Viegas disponibilizou A Capital de 18 de Agosto de 1989 (ver aqui), já faz quase seis meses. A partir daí, conseguimos encontrar os seus autores, que foram à procura de uma cassete que ainda contivesse o trabalho que fizeram há mais de 30 anos. Felizmente que ainda a tinham, e confiaram em nós, enviando-nos a cassete para preservação. A cassete não tinha qualquer indicação ou etiqueta, portanto poderia lá estar qualquer coisa. Mas mais uma vez a fortuna protege quem se esforça, e a cassete continha mesmo o Basket, gravado em ambos os lados, e ainda bem, pois um deles já não estava legível. Assim conseguimos mais uma importante recuperação, contribuindo para ficar disponível um pouco mais do enorme património histórico do ZX Spectrum no nosso país.

Também não conhecemos outro jogo que coloque o jogador como patrão de uma equipa de basquetebol. De futebol, rugby, fórmula um, entre outros desportos, existe aos pontapés. Mas deste desporto, parece-nos caso único, o que aumenta ainda mais os seus pontos de interesse. E mesmo estando em Basic (é possível entrarmos na listagem e fazermos batota), mantém intacta todas as virtudes que o colocam como um dos bons jogos do género, a par de Football Manager ou Football Director, curiosamente (ou talvez não), duas das fontes de inspiração de Basket (também são jogos em Basic).

Tudo começa com a escolha da equipa. Estão presentes as 24 principais equipas da altura em que o jogo foi lançado, incluindo Sporting, Benfica, Porto e... Tap. Pois, as pessoas podem já não se lembrar, mas o Clube TAP tinha uma grande equipa de basquetebol...

Escolha da equipa feita, é-nos solicitado o nível de dificuldade (1 o mais fácil, 5 o mais difícil), e podemos colocar o nosso nome. A partir dai tudo se desenrola como é habitual neste tipo de jogos. Iniciamos a temporada na terceira divisão e é-nos apresentado um menu inicial que nos permite, entre outras coisas, conhecermos a nossa equipa (será a primeira opção a escolher), comprar ou vender jogadores, ver as estatísticas de cada jogador, o calendário, os resultados, a classificação, pedir ou amortizar empréstimos, gravar a temporada (para quem opta por jogar da forma "old school"), e ir para o jogo.

Ainda antes de o relógio começar a contar, temos possibilidade de escolher os cinco jogadores que começam o desafio, mais cinco substitutos. Os jogadores enquadram-se em três categorias: postes, bases e extremos. Para quem não está familiarizado com o basquetebol, o ideal será ter em campo dois postes, dois extremos e um base, que é o pensador (não admira que sejam os mais baixos). Os nomes são bem conhecidos, mas sempre que compramos um novo jogador (e vamos ter que o fazer com regularidade), temos possibilidade de definir o seu nome. É assim possível ter toda a malta do bairro na nossa equipa.

Os jogadores têm também algumas características que influenciam o rendimento dentro de campo, nomeadamente a habilidade, forma e altura. Mas existem outras características, que embora não estando visíveis nesta fase do jogo (terão que ir ao menu das estatísticas), vão definir se o jogador, finda a temporada, permanece no nosso clube. Podemos assim ver a sua idade, bem como o contrato que tem com a nossa equipa, além de outra informação útil que nos permite ver o seu rendimento ao longo da época e ajudar na escolha da equipa (ou das dispensas).

Depois de escolhida a equipa, deveremos então seleccionar a táctica com que iniciamos o desafio. Esta pode ser uma marcação à zona, ou homem a homem, e aqui convém então fazer a comparação entre a nossa equipa e a adversária, para ver qual a táctica mais adequada.

O relógio começa a contar e os pontos começam a aparecer no mostrador, assim como as faltas e possíveis lesões. É raro o jogo que conseguimos terminar com os cinco jogadores de campo iniciais, e houve um caso que logo nos primeiros sete minutos de jogo, tivemos o nosso melhor jogador excluído por ter dado a quinta falta. Não é fácil, avisamos já.

No decorrer do jogo ou ao intervalo poderemos substituir os jogadores que quiserem (podem voltar a entrar em campo jogadores substituídos, se assim o entendermos), bem como mudar a táctica. Com a experiência vamos percebendo a melhor altura para mudarmos a equipa.


Terminado o jogo, são apresentados os resultados da nossa divisão, o dinheiro disponível após receitas de bilheteira, publicidade e custos de salários e deslocações, bem como a classificação final. E o ciclo reinicia-se então, até completarmos a época.

No final da época, o vencedor da divisão sobe à divisão superior, recomeçando-se uma nova época. Como começamos na terceira divisão, apenas temos nessa primeira época os jogos do campeonato. Só após subirmos à segunda divisão temos possibilidade de jogar a Taça de Portugal, e se formos mesmo bons, as competições Europeias.

Quem gosta do género do Football Manager, vai apreciar bastante Basket. É mais um dos tesouros que permaneciam perdidos (e desconhecidos), e que iremos colocar muito, muito em breve à disposição da comunidade. Mantenham-se assim atentos, pois daqui a cerca de uma semana, e mesmo não sendo época Natalícia, vamos colocar uma prenda no sapatinho, com a devida autorização dos seus autores, a quem desde já agradecemos toda a ajuda prestada...

Sem comentários:

Enviar um comentário