quinta-feira, 10 de março de 2022

Stars (Gumi) 2


Nome: Stars (Gumi) 2
Autor: Kas29
Ano de lançamento: 2022
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Número de jogadores: 1
Memória:  48 / 128 K
Link para descarga: Aqui

Stars (Gumi) 2, tal como o nome indica, é o sucessor de um jogo que Kas29 desenvolveu em 2015. No entanto, apenas compartilha o título, pois a mecânica entre os dois jogos é liminarmente diferente. E o mais surpreendente é que tudo se resume a uma única tecla. Leram bem, apenas com a tecla "Space" consegue-se atravessar os 50 níveis deste interessante jogo.

Assumimos então o papel de uma estranha criatura, a deambular num planeta em tons avermelhados. Será um marciano? Para o caso pouco interessa, o que é importante é que o nosso personagem encontra-se em movimento constante. Não conseguimos sequer alterar a direcção em que se move, apenas fazer com que salte (dai a utilidade da tecla "Space"). Bem, na realidade também podemos utilizar a tecla de pausa ("P"), que permite não só que respiremos um pouco (o ar terreno, não marciano), mas acima de tudo analisar os obstáculos e inimigos com que nos vamos deparar.


Sempre que batemos num obstáculo, desde que não seja mortal, mudamos a direcção em que caminhamos. E bem vamos ter que utilizar os obstáculos a nosso favor, se queremos apanhar a pequena célula amarela que permite abrir o portal, que nos leva ao nível seguinte. Além disso, para saltar existe também um pequeno truque: se carregarmos em "Space" em pleno salto, este alonga-se um pouco, permitindo atingir plataformas que à primeira vista pareciam inalcançáveis.

Mais para a frente, quando surgem os tele-transportadores verdes, são materializados marcianos (e mais à frente ainda surgem outros inimigos), que se tem que evitar saltando por cima deles. Temporizar o salto é crucial para se conseguir ultrapassar estes obstáculos móveis, mas mesmo assim, por vezes temos que fazer piscinas de um lado para outro (entre obstáculos, mudando de direcção), até chegar o momento em que podemos avançar para a plataforma onde o inimigo se encontra, possibilitando então passarmos em segurança, isso se formos ágeis nos dedos, claro.

Assim, através de um conceito muito simples, Kas29 conseguiu criar um jogo cativante e que mesmo sendo bastante difícil (existem três níveis de dificuldade), não se torna frustrante, até porque podemos repetir o nível as vezes que quisermos.

Sem comentários:

Enviar um comentário