quinta-feira, 3 de março de 2022

QI


Nome: QI
Editora: NA
Autor: Mariano Chiaverano
Ano de lançamento: 2022
Género: Puzzle
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Número de jogadores: 1
Memória:  48 K
Link para descarga: Aqui

Aqui está o jogo que esperávamos de Mariano Chiaverano. Normalmente tinha sempre ideias inovadoras, falhando depois na fase da sua implementação, muitas vezes por uma quantidade enorme de bugs que na melhor das hipóteses crashava o jogo. Mas em QI, conseguiu juntar a uma boa ideia, um desenvolvimento sem falhas aparentes (apenas detectámos um bug, e nem temos a certeza que seja um bug, ou algo relacionado com o emulador escolhido). Além disso, o desafio é estimulante, convidando o jogador a chegar ao fim dos nove níveis criados pelo programador.

QI, além do nome deste jogo, é um pequeno robô encarregado de reparar os equipamentos eletrónicos da sua nave. O computador de bordo assumiu parte do controlo, desviando a energia para uma célula errada. QI conseguiu recuperá-la, mas tem que guiar a energia através dos circuitos electrónicos,  para então conseguir alimentar o equipamento que vai restaurar o controlo da nave. Para isso, vai colocando setas para direccionar a energia (item amarelo) para os pontos verdes do circuito. A seta é colocada dependendo da direção do robô, sendo esta uma das dificuldades, pois muitas vezes o espaço livre é muito diminuto, obrigando a grande ponderação (e alguma destreza), na hora de colocar a seta. Quando a energia atinge a flecha, segue na direcção desta.

De cada vez que se coloca uma seta, o robô perde um pouco da sua energia, pelo que não pode colocar as setas de forma indiscriminada. Aliás, os níveis estão pensados para se usar o mínimo possível de setas, se cometemos algum erro, normalmente alienamos as hipóteses de o completar, tendo que se recomeçar o nível.  

Em alguns pontos existem ferramentas que modificam elementos do cenário, permitindo ao nosso robô ultrapassar paredes ou barreiras. Além disso, as resistências vermelhas delapidam a energia do nosso robô, pelo que temos que arranjar uma forma engenhosa de as ultrapassar com o mínimo dispêndio de energia (dica: as setas também servem aqui para alguma coisa).

Apesar do grafismo e som básicos, o que aliás não é de espantar dada a linguagem de programação envolvida, os quebra-cabeças estão bem imaginados, e isso será o mais importante. Assim, quem gosta do género, QI será um jogo sem dúvida a experimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário