sábado, 26 de março de 2022

Explorer 2


Nome: Explorer 2
Editora: Fusion Retro Books
Autor: Luca Bordoni
Ano de lançamento: 2018 / 2022
Género: Shoot'em'up
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: NA

Confessamos que é com um sentimento de alguma decepção que fazemos a análise deste jogo de Luca Bordoni, datado de 2018, e que supostamente deveria ter sido lançado na altura pela Monument Microgames, mas que saibamos, nunca chegou a acontecer. Não que o jogo seja francamente mau, nada disso. Mas depois de vermos o anuário da Crash de 2019 ter-lhe dado o estatuto de "A Crash Smash" (coisa que por exemplo Ninja Gaiden, Cosmic Payback ou Ooze, apenas para mencionar algumas pérolas, não conseguiram), com a impressionante pontuação de 92%, julgávamos estar perante algo de especial. Mas o que dizer quando se paga 12 libras + portes + impostos, para um jogo que terminamos em cerca de 15 minutos, logo na primeira vez que o experimentamos? Sabe a pouco, não é?

De qualquer forma, o jogo fez parte da campanha de crowdfunding da Crash 2022, juntamente com Saboteur Deep Cover, pelo que nem que seja para ter o pacote completo, não nos arrependemos da sua aquisição. E o jogo até é divertido e tem algumas nuances bem conseguidas. Mas claro que o seu custo tem necessariamente que estar reflectido na nota final dada...

Luca Bordoni também já demonstrou toda a sua mestria (em Mire Mare, por exemplo), embora por vezes se perca em trabalhos menores, nomeadamente quando faz a conversão de jogos medíocres do Atari 2600 para o ZX Spectrum, e que... permanecem medíocres... Podemos dizer que Explorer fica a meio, e embora não chegue aos calcanhares de Cyberun (o clássico da Ultimate, talvez a sua principal influência), mas consegue com a sua simplicidade criar um desafio que consegue cativar.

Tal como em Cyberun, tudo se passa no espaço, neste caso num entreposto próximo de Marte. O objectivo é apenas um, encontrar uma bomba nuclear que permite, se largada num determinado ponto, destruir toda a base inimiga. Mas a base é povoada por inimigos, mísseis e alguns outros obstáculos, que na sua maioria podem ser destruídos se os atingirmos com um míssil. A nave que conduzimos apenas tem, estranhamente, capacidade para disparar os mísseis para baixo, o que nos obriga a posicioná-la no ponto exacto para atingir o inimigo, e muitas vezes obrigando a antecipar os seus movimentos, até porque o míssil desloca-se com uma velocidade muito baixa.

Mas a nave também consome combustível com fartura, e bem sabemos o que custa encher o depósito. Felizmente que nas galerias da base encontram-se depósitos que, se atingidos por um míssil, enchem parcialmente o depósito da nave (estranha maneira de reabastecer, mas cuja ideia vem certamente de Scramble).

Podemos ainda apanhar alguns diamantes (minerais), que aumentam a nossa pontuação. Alguns inimigos, depois de destruídos, também dão pontos extra. E se conseguirmos concluir com sucesso a missão, esta recomeça, mas com a pontuação amealhada até ai. A ideia até poderia ser boa, numa tentativa de se obter a maior pontuação possível, o problema é que depois de acabarmos o jogo a primeira vez, difícil é não continuarmos a vencer, pelo que se torna um desafio quase ad eternum.

Mas Explorer 2 também tem alguns factores que gostámos bastante. Assim, os cenários, embora não sejam em grande número, são suficientemente atractivos para que lhes dediquemos o tempo suficiente para explorar todos. A resposta da nave aos controlos também é interessante, com a fluidez possível em AGD, e com pormenores deliciosos, como o rasto que vai deixando sempre que se impulsiona a mesma (em repouso, a nave desce sob o efeito da gravidade).

Quanto à música e efeitos sonoros, estão bastante interessantes, sendo a melodia em tons futuristas, a fazer lembrar Chronos, da responsabilidade do bem conhecido Rich Hollins. E já agora, o ecrã de carregamento é da responsabilidade do não menos conhecido Jarrod Bentley.

Assim, se estiverem dispostos a abrir os cordões à bolsa (pressupondo que o jogo ainda se encontra à venda), vão de certeza passar alguns momentos divertidos com Explorer 2, mesmo que não seja por muito tempo...

Sem comentários:

Enviar um comentário