sexta-feira, 4 de março de 2022

Socorro, mãezinha! O meu Spectrum não tem GOTO!


Apresentamos hoje mais um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado. Para os programadores profissionais, habituados às linguagens modernas, programar sem GOTO é uma coisa banal. Mas, para os outros, participar no concurso já é motivo para ganharem uma medalha! Por isso, contamos apresentar aqui todas as semanas um pequeno jogo escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros.

O jogo de hoje é uma versão do velho Laser de 1982, desenvolvido por Zé Oliveira para o ZX81. Este jogo teve uma versão de ZX Spectrum na colectânea "No Tempo do ZX81", que incluía quatro jogos do ZX81 (será partilhada em breve). Mas na versão que hoje apresentamos, fazemos a conversão da versão do Spectrum para BASIC Apascalado.

Numa nota adicional, a versão para o Spectrum tem um algoritmo complicado para desenhar a linha, por isso, é melhor não nos preocuparmos muito com essa parte, pelo menos por agora.

Para jogar online, basta aqui virem.

Para ler as 2 listagens, é mais fácil virem aqui.

Para fazer download dos 3 ficheiros, podem fazê-lo aqui.

Por fim, quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário